WAFVirtual 2020: GROHE Water Research Prize atribuído a investigadoras gregas

Categorias: Arquitetura

A GROHE, parceira fundadora do World Architecture Festival (WAF), patrocina o galardão de research com prémio em dinheiro de £10.000. O vencedor deste ano foi anunciado durante o WAFVirtual, que decorreu online entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Duas investigadoras da Universidade de Patras, na Grécia, ganharam o prémio de £10.000 para aplicarem na pesquisa de como a água da chuva pode ser reutilizada para ajudar a arrefecer fachadas de edifícios em cidades com temperaturas elevadas.

O projeto vencedor é um sistema modular suspenso nas fachadas que as arrefece borrifando-as com água proveniente da chuva. A estrutura, que pode ser adaptada a edifícios existentes, será agora desenvolvida com os respetivos consultores. A água da chuva é captada para um tanque no telhado e reutilizada pelo sistema, que borrifa as fachadas, enquanto retém o máximo de água possível. Durante o inverno a água é captada para tanques isolados para que nos meses de verão se possa reutilizar para diversos fins de arrefecimento. A água captada é filtrada e distribuída pelas diferentes instalações do edifício, como sistemas de arrefecimento, aspersores, áreas verdes ou até lagos (irrigados via uma bomba alimentada por painéis solares).

As investigadoras Katherine A. Liapi e Kyra Papanikolaou, da Universidade de Patras, afirmam que a nova estrutura, um protótipo, “irá combinar arte, tecnologia, arquitetura e matemática”. No futuro, terá a possibilidade de incluir plantas para apoiar ainda mais as estratégias de arrefecimento.

Patrick Speck, líder da LIXIL Global Design, EMENA, e jurado, refere que “o que mais gosto no projeto vencedor é o facto de usar uma combinação inteligente de design ambiental e de produto e, na sua essência, promover a sustentabilidade em ambientes urbanos com grande densidade populacional”.

Paul Finch, diretor de programa do WAF e também jurado, acrescenta que “decidimos, enquanto júri, que este projeto é vencedor por mérito porque explora o escasso recurso que é a água de uma forma criativa e promove a sustentabilidade de um modo impressionante”.

Em 2018 assinalou-se o 10.º aniversário do WAF com um manifesto onde são identificados os principais desafios que os arquitetos terão de enfrentar nos próximos dez anos. São destacados dez temas: clima, energia e carbono; água; envelhecimento e saúde; reutilização; tecnologia smart city; tecnologia em construção; identidade cultural; ética e valores; poder e justiça; mundo virtual.
A GROHE assumiu o patrocínio da categoria de água nos WAF Research Awards Architects – outros consultores ou instituições também podem contribuir com £10.000 para ajudar a abordar as questões levantadas no WAFX Manifesto no que diz respeito à água.

Sobre a GROHE
A alemã GROHE, líder global de soluções completas de casa de banho e de acessórios de cozinha, conta com mais de 6.500 funcionários em 150 países – sendo que detém em Portugal uma unidade de produção (em Albergaria-a-Velha). Desde 2014 que a GROHE faz parte do poderoso portefólio de marcas da LIXIL, fabricante japonesa de produtos pioneiros de água e para habitação. As atividades de engenharia de alta precisão, investigação e desenvolvimento (I&D), inovação e design da GROHE estão ancoradas num processo integrado na Alemanha, o que confere aos seus artigos o selo de qualidade “Made in Germany”. No sentido de proporcionar “Pure Freude an Wasser” (pura alegria da água), cada produto GROHE baseia-se nos valores de qualidade, tecnologia, design e sustentabilidade da insígnia. Artigos reconhecidos e de grande destaque, como a torneira GROHE Eurosmart, a gama de termostáticas GROHE, ou ainda inovações revolucionárias como o sistema de água GROHE Blue, reforçam a aprofundada experiência da marca. Focada nas necessidades do cliente, a GROHE cria soluções de produtos inteligentes e sustentáveis, com valor acrescentado e que melhoram a sua vida. A responsabilidade corporativa é sobremaneira importante para a GROHE, que concentrou a cadeia de valor na poupança de recursos. Desde abril de 2020 tem estado a produzir com emissões neutras de CO2 em todo o mundo. E estabeleceu também a meta de usar embalagens sem plástico até 2021.
Só nos últimos dez anos, o sucesso da GROHE foi confirmado e reconhecido por mais de 460 prémios em design e inovação, bem como várias classificações no ranking do German Sustainability Award. A GROHE foi a primeira do setor a receber o Prémio CSR (Corporate Social Responsibility), atribuído pelo Governo Federal Alemão; e foi destaque no ranking das 50 melhores que estão a mudar o mundo (“Changing the World”) da revista Fortune. Mais informação em www.grohe.com.

Sobre a LIXIL
A nipónica LIXIL fabrica produtos pioneiros de água e para habitação que solucionam os desafios do dia a dia, tornando o conceito de casas melhores uma realidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Com base na herança japonesa, cria tecnologia líder mundial e inova para produzir artigos de elevada qualidade que transformam os lares. Mas a diferença do grupo LIXIL reside na forma como atua: através de um design com significado, de um espírito empreendedor, da dedicação a melhorar a acessibilidade para todos, e de um crescimento responsável de negócio. A abordagem LIXIL ganha vida com marcas líderes de setor como a INAX, a GROHE, a American Standard e a TOSTEM. Os mais de 60 mil colegas, que operam em acima de 150 países, têm orgulho em fazer produtos que tocam a vida de mais de 1 bilião de pessoas todos os dias. Saiba mais em www.lixil.com.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?