XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – Todo Dia

Categorias: Arquitetura

Todo dia, o tema da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, proposto pelos curadores Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel, busca revelar a arquitetura do dia a dia em suas diferentes escalas. Arquitetos e urbanistas há muito vêm aspirando projetar habitats inteiros, civilizações e, até mesmo, o planeta. Mas, no atual clima de incerteza política, econômica e ambiental, esses profissionais passaram a reconhecer os limites de suas disciplinas. Em reação, trouxeram o foco da arquitetura para a esfera do dia a dia, questionando a finalidade central do projeto em um mundo superprojetado —aí incluídos objetos banais, rotinas diárias, protocolos de manutenção ou até o uso de recursos básicos. Essa linha de investigação, tema da XII Bienal, restabelece a dimensão mais trivial da realidade, o “todo dia”, como um mediador da produção da arquitetura e da cidade em busca de uma nova ética e estética da simplicidade.



Todo dia está estruturada em torno de três eixos temáticos: Relatos do cotidiano, Materiais do dia a dia e Manutenções diárias.

Cada eixo trará pesquisas, trabalhos especulativos, instalações e projetos de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo. Também serão apresentados outros tipos de intervenção material que problematizem as mediações contemporâneas do plano cotidiano em diferentes escalas: do corpo aos objetos, dos espaços interiores aos limites planetários.


Informações completas sobre o tema da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo, assim como sobre a Chamada Aberta Internacional estão disponíveis no site do evento.


As propostas devem ser enviadas digitalmente, por meio dos formulários do hotsite. O processo seletivo será conduzido pelos curadores juntamente com um júri composto por Javier Agustín Rojas (arquiteto, fotógrafo, jornalista de Buenos Aires), Gabriela de Matos Moreira Barbosa (arquiteta e coordenadora do coletivo Arquitetas Negras), Renato Cymbalista (arquiteto e professor da Universidade de São Paulo).


O envio de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo só pode ser realizado através do website .


Prazo: 1º de abril de 2019 às 17h (horário de Brasília)


Curadores:

Vanessa Grossman é arquiteta e historiadora da arquitetura brasileira graduada pela Universidade de São Paulo, com mestrado pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. E doutora pela Universidade de Princeton, e em 2019-2020 ela integrará o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ como pesquisadora de pós-doutorado.


Charlotte Malterre-Barthes é arquiteta, urbanista e pesquisadora francesa graduada pela ENSA-Marseille, e doutora pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ, no qual ela atua como assistente de ensino e pesquisadora.


Ciro Miguel é arquiteto e fotógrafo brasileiro, graduado pela Universidade de São Paulo com mestrado pela Universidade Columbia. Ele também atua como assistente de ensino e pesquisador no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique-ETHZ.





LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.