Entre a serenidade da Lagoa de Óbidos e a imensidão do Oceano Atlântico, ergue-se o Lagoon Village, um refúgio exclusivo de 57 villas – em construção faseada – onde a arquitetura se funde com a natureza. Rodeado pelo verde que abraça o horizonte e pelo azul da lagoa e do mar, este projeto celebra o equilíbrio perfeito entre harmonia, qualidade e um estilo de vida único.
Localizado em Pérola da Lagoa, a poucos minutos de praias icónicas como Rei Cortiço, Bom Sucesso e Baleal, o empreendimento beneficia da proximidade a campos de golfe, percursos pedestres e de uma vibrante oferta de desportos aquáticos como windsurf, kitesurf, vela e stand up paddle, além de trilhos para caminhadas. A inauguração do Surf Parque, prevista para breve, promete reforçar ainda mais a vitalidade desta zona com uma experiência de surf imersiva para entusiastas do desporto e como local de treino, complementar ao oceano, da elite do surf português.
Uma arquitetura que respira o lugar
Projetado pelo Atelier Monark, o Lagoon Village celebra a paisagem e a memória do território, materializando-se em volumes que parecem emergir da terra. Os interiores, definidos por núcleos geométricos que captam e distribuem a luz, criam espaços que convidam à fluidez da vivência e ao bem-estar.
“Toda a luz da vida é direcionada pelo interior, trazendo fluidez à vivência.”
–
Arq. Pedro Quadrado, Monark Architecture Design
Os lotes, com áreas entre 900 m² e 1200 m², proporcionam amplo espaço para viver e criar memórias ao ar livre. Os interiores são concebidos para se ajustarem às particularidades de cada villa, apresentando layouts distintos que refletem um compromisso com a individualidade e elevam o conceito de exclusividade.
A sustentabilidade, por sua vez, está profundamente enraizada no projeto, com soluções como painéis fotovoltaicos, bombas de calor e carregadores para veículos elétricos, bem como a utilização de materiais de construção sustentáveis, como as janelas de alumínio da Reynaers Aluminium, alinhadas aos exigentes padrões energéticos e ambientais.
A luz como elemento de estilo
Longe de tendências efémeras, o Lagoon Village inspira-se na pureza estética da arquitetura mediterrânica, onde a serenidade do ambiente natural é realçada pela integração cuidadosa do espaço construído. Elementos como pedra natural e madeira criam uma textura orgânica, quase tátil, enquanto as amplas superfícies envidraçadas expandem a luz natural. Filtrada pelas copas de oliveiras quase centenárias, a luz solar transforma cada espaço num refúgio de charme e bem-estar.
Com design premiado e detalhes que impressionam, as janelas de correr minimalistas SlimPatio 68, da Reynaers Aluminium, foram fabricadas e instaladas com a mestria da Noxinova. Reconhecidas nos Archiproducts Design Awards, destacam-se pelo aro oculto e soleira embutida materializando o ambicionado minimalismo, sem abdicar dos desempenhos térmicos, acústicos e mecânicos.
Também as janelas MasterLine 8 contribuem para o conforto térmico, com todas as unidades a atingir a classe A+. Mas não só de eficiência se faz a sustentabilidade. Com certificação Cradle-to-Cradle, do berço-ao-berço em tradução literal e um dos mais exigentes rótulos ambientais de produto, as janelas de alumínio MasterLine são, comprovadamente, uma escolha ótima em matéria de economia circular.
Em algumas villas, as grandes superfícies envidraçadas enquadram o horizonte — da Lagoa de Óbidos e do Oceano Atlântico — transformando cada habitação numa extensão da paisagem. Já noutras, mergulham num mar de verde do denso arvoredo circundante. E todas se abrem aos espaços exteriores privados, numa nova forma de vida, incluindo amplos terraços, jacuzzis e lareiras ao ar livre, ideais para momentos de convívio em todas as estações do ano.
As piscinas de areia são uma assinatura única do empreendimento, combinando estética e funcionalidade. Moldadas individualmente, estas estruturas orgânicas integram-se harmoniosamente no terreno, criando a ilusão de que emergem naturalmente do solo.
Inovação para o conforto
O conforto das moradias é amplificado por uma integração rigorosa de tecnologias avançadas. Sistemas de ventilação mecânica e aquecimento integrado asseguram um ambiente interno sempre agradável, enquanto opções como o aquecimento das piscinas e sistemas de videovigilância acrescentam camadas de funcionalidade.
Lagoon Village é também pioneiro em Portugal ao ser equipado com o passaporte digital de produto, da Reynaers Aluminium, rumo às futuras diretrizes da União Europeia. Um código QR único, discretamente instalado, proporciona acesso imediato e total transparência sobre o desempenho, materiais e dados de sustentabilidade para cada janela ou porta.
“Com o DigiTrace, simplifico a manutenção, evitando deslocações desnecessárias e a presença obrigatória do proprietário, numa primeira vista.”
–
Pedro Sampaio, Noxinova
O Lagoon Village propõe uma nova narrativa, onde arquitetura, paisagem e tecnologia interagem de forma orgânica e exploram a luz como matéria. É uma reflexão sobre viver com propósito, onde cada detalhe traduz uma arquitetura que inspira e acolhe, sem excessos, plena de identidade.
Projeto
Lagoon Village
Produtos utilizados
Janelas
Correr e Harmónio
Localização
Óbidos, Portugal
Monark Architecture Design
Noxinova