Leca Portugal: Pala Pavilhão de Portugal

Leca Portugal: Pala Pavilhão de PortugalA Exposição Internacional Expo’98 em Lisboa teve lugar em 1998, com foco nos oceanos e sua futura importância. Foram realizadas várias estruturas excecionais para o evento, e uma das mais espetaculares foi a do Pavilhão Nacional Português, que inclui um teto de laje de membrana parabólica arqueada fundido através do Betão Leve (LWAC). As dimensões da copa são 65m x 50m, e a espessura da laje é de 20 cm.

 

Descrição geral

O Pavilhão Nacional Português é constituído pelo edifício principal de três andares e por um dossel, que é descrito a seguir.

A estrutura do dossel é uma placa de betão leve Leca® de membrana parabólica de 20 centímetros de espessura pendurada em tendões pré-esforçados ancorados ao longo dos dois lados curtos em lajes colocadas em cima de uma estrutura de betão armado de paredes de cisalhamento e reforços. O betão leve Leca® foi escolhido como material devido ao baixo peso morto, de modo que as forças horizontais no teto e nos suportes poderiam ser reduzidas ao mínimo, ao mesmo tempo em que se mantinha a resistência e rigidez adequadas. O peso total do telhado foi reduzido em aproximadamente  de 430 toneladas usando betões leves Leca®.

Sistema estrutural:

O telhado arqueado induz grandes forças horizontais no topo da parede de cisalhamento com reforços. Devido ao uso do betão Leve Leca® LWAC, essas forças foram minimizadas. As paredes de cisalhamento asseguraram a transferência de força para as cargas horizontais de peso morto, vento e terremoto entre o telhado e as fundações subterrâneas.

O telhado em si tem 20 centímetros de espessura parabólica membrana de laje em betão leve Leca®. A tensão da membrana devida ao afundamento é compensada pelo uso de longos cabos de tensão ancorados em lajes de suporte em cima das paredes de cisalhamento.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Pala Pavilhão de Portugal

Autoria do projecto
Arquitecto Siza Vieira

Fornecedor de betão pronto
Betecna Betao Pronto S.A.

Empreiteiros
Construtora do Tamega, OPCA, H. Hagen, Obrecol

Fornecedor de agregados leves Leca®
Leca Portugal S.A.

 

DADOS GERAIS

Dados de execução
Outono de 1997

Tipo de estrutura
Lajes suspensas (dossel)

Comprimento total em plano
65 m

Largura total em plano
50 m

Espessura das lajes
0,2 m

Sag
3 m

Inclinação longitudinal
0,3 m

Altura mínima acima do solo
10.0 m

Tendões centrais típicos de distância
0,6 m

Betão leve
LWAC LC 25 750 m3

Força citada
LC 25

Força atingida
30 MPa

Desvio padrão
2,6 MPa

Densidade máxima citada
1850 kg / m3

Galeria
obras-referencia RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!