Tetos Armstrong: Laboratórios Unilabs . Porto

A multinacional Unilabs escolhe os tetos Armstrong para os seus laboratórios de forma a satisfazer as mais elevadas exigências sanitárias.

O gabinete de arquitetura MVCC Arquitectos foi o responsável pelo projeto dos novos laboratórios da multinacional suíça de serviços de diagnóstico de qualidade na Europa, a Unilabs, na cidade do Porto.

O novo edifício, localizado na renovada zona industrial da cidade, possui 2000 m2 distribuídos por dois andares e conta com laboratórios que tratam do diagnóstico médico, para além de oferecer inúmeras atividades clínicas.

Os edifícios para uso sanitário devem ter como principal objetivo a segurança e a higiene das suas instalações e por isso devem possuir os produtos e sistemas de construção mais adequados para satisfazer estes requisitos. Este novo edifício da Unilabs reúne diferentes atividades clínicas e não clínicas que também exigem diferentes condições de trabalho em termos de iluminação, comportamento acústico, temperatura do ar e estanqueidade, bem como a proteção biológica nalguns casos.

A seleção de materiais adequados para a sua utilização exige por isso um cuidado especial para acolher todas estas medidas, a fim de equilibrar o conforto com os requisitos técnicos e de manutenção, para um resultado limpo e duradouro.

Como bem afirmam os arquitetos, “as propriedades assépticas e antibacterianas foram decisivas na escolha dos materiais de revestimento e componentes, tais como pintura, iluminação e tetos falsos”. Para atingir este objetivo, escolheram os tetos Bioguard Plain da Armstrong.

Bioguard Plain, máxima segurança e higiene para os espaços sanitários

Os tetos Armstrong oferecem uma vasta gama de produtos para satisfazer as exigências específicas de cada espaço. No caso das instalações de saúde em particular, a higiene, o controlo de contaminação biológica e desinfeção do espaço são de extrema importância.

Todas estas são medidas necessárias para evitar a propagação de agentes biológicos, razão pela qual o sistema Bioguard Plain da Armstrong com o detalhe do rebordo MicroLook provou ser a opção ideal.

Bioguard é um tratamento especial de pintura que se aplica sobre os tetos de fibra mineral da Armstrong e que possui componentes que impedem o crescimento e desenvolvimento de bactérias, mofo e fungos.

Entre as suas numerosas utilidades, tem a vantagem de a pintura não corroer devido aos desinfetantes, para além de possuir a ISO 5 de acordo com a ISO 14644-1.

Os tetos Bioguard também oferecem uma excelente repelência à água, o que facilita a limpeza das placas.

O controlo da contaminação biológica é essencial no setor da saúde, especialmente em hospitais e clínicas. Graças ao seu alto desempenho antimicrobiano, o Bioguard Plain poder ser facilmente limpa e desinfetada sem que o tratamento dos tetos seja afetado.

No caso da formação de agentes bacterianos, as placas Bioguard Plain contribuem ativamente para a redução do seu aparecimento, com uma taxa de erradicação superior a 99% após 72 horas. E este resultado é alcançado graças aos agentes ativos contra microrganismos que pousam sobre a superfície da placa.

Outra das vantagens deste sistema é que ajuda a manter uma ótima qualidade do ar, limitando o número de partículas em suspensão no ar, testado de acordo com a norma ISO 14644-1. Possui também um alto nível de reflexão da luz, o que significa uma melhor iluminação dos espaços interiores, melhor desempenho por parte dos trabalhadores e poupança no consumo, já que com menos focos de luz é possível obter uma boa iluminação do espaço.

Assim, a escolha correta dos materiais não só se traduz num melhor desempenho do edifício e numa melhor experiência do utilizador, como também se materializa num projeto com resultados excelentes e duradouros.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Laboratório Unilabs, Porto – Portugal.
Gabinete de arquitetura: MVCC Arquitectos.
Distribuidor: Distriplac Porto.
Soluções Armstrong empregues: Bioguard Plain com detalhe de rebordo MicroLook.
Fotografia: MVCC Arquitectos.

Galeria
obras-referencia RELACIONADOS
PUBLICIDADE