Açúcar 24-50

AÇÚCAR é o novo projeto de habitação plurifamiliar na zona do Beato, como reconversão de uma antiga vila operária da companhia ‘Armazéns de Santos Lima & Cª’.

Em referência à reabilitação das pré-existências, pretende-se uma conservação tradicional das fachadas com uma nova cor suave para reenquadrá-las, de forma harmoniosa, neste arruamento. Com manutenção dos elementos relevantes no piso térreo – cantarias em arco – e na zona da cobertura – mansardas e chaminés, há uma intenção de recuperar os traços arquitetónicos do edifício sem descaracterizar a génese do edifício e o contexto envolvente.

Porém, a intervenção mais relevante faz-se “dentro de portas”, com uma reorganização genérica das tipologias habitacionais que abrange 37 apartamentos: 25 frações T1 entre 45m2 a 75m2, 11 frações T2 com 85m2, e 1 fração T3 com 110m2. Como conceito base implementa-se o conceito de ‘loft’ em diversos apartamentos do piso 1, com zonas interrelacionáveis entre cotas através de elementos transparentes ou espaços permeáveis.

Este projeto integra-se, também, num contexto de requalificação e desenvolvimento urbano no Beato-Marvila, em simultâneo com outros complexos habitacionais em zonas adjacentes, com valorização de 6 espaços comerciais ao nível do piso térreo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Açúcar 24-50

Localização
Rua do Açúcar, 24-50, Lisboa – Portugal

Uso
Habitação

Arquitetura
Pedro Carrilho Arquitectos

3D
D22/ Estúdio 11 Archviz

Área
4640 m²

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE