No projeto Alto da Peça optou-se pela escolha entre o betão aparente, a madeira e o aço. Materialidades com diferentes texturas que procuram criar diversas sensações na vivência dos espaços. Os espaços sociais são abertos ao exterior, permitindo uma interação continua com a vegetação do jardim da casa, funcionando este como extensão natural da habitação, promovendo uma grande permeabilidade entre estes dois espaços (interior/exterior).
A escada metálica, relacionada com a parede de betão aparente, é um dos princípios elementares arquitetónicos da moradia, que percorre o eixo vertical que liga todos os pisos. Os grandes espaços abertos são rodeados por vãos que evocam a simplicidade e sobriedade dos mesmos. Caracterizam a envolvente, o que permite tirar partido da luz solar, de inverno, entra e aquece o espaço.
A presença da reticula de madeira, que forra o piso superior pelo exterior, provoca efeitos de luz/sombra. Esta implementação em madeira promove uma relação com a natureza exterior e procura envelhecer com ela.
https://www.instagram.com/pedrocarrilhoarquitectos/
https://www.facebook.com/PedroCarrilhoArquitectos
https://www.linkedin.com/company/pedro-carrilho-arquitectos/
https://www.estudio11archviz.com/
https://www.instagram.com/estudio11archviz/
Projeto
Alto da Peça
Localização
Alto da Peça, Lote 10 – Barcarena, Oeiras, Portugal
Uso
Habitação
Arquitetura
Pedro Carrilho Arquitectos
Área
294,90 m²
Ano
2023