Ampliação de Unidade Industrial FACOL

O projecto do edifício industrial da FACOL iniciou-se pela recuperação de um pavilhão abandonado e obsoleto, com total adaptação às necessidades de funcionamento de uma unidade industrial de tinturaria têxtil. Esta segunda fase consistiu em acrescentar ao existente um novo volume para introdução das funções administrativas.

 

O novo bloco de escritórios foi implantado a Sul do volume existente, separado deste por uma faixa com um jardim vertical, de forma a garantir a insonorização relativamente à área de indústria.

 

Este novo volume fica parcialmente elevado em relação à cota do terreno, pousando uma das suas extremidades sobre um talude natural ajardinado, permitindo desta forma a criação de estacionamento automóvel coberto exterior sob o edifício.

 

A distribuição interior do novo bloco organiza-se a partir do hall central, que faz também a ligação com o edifício existente e o piso inferior de acesso. A partir de uma zona de recepção e sala de espera distribuem-se os gabinetes administrativos ao longo do corredor que percorre todo o edifício, com fenestrações para o jardim vertical.

 

Todos os gabinetes administrativos encontram-se voltados a Sul, permitindo o maior aproveitamento da luz natural e da paisagem envolvente.

 

O design interior e a decoração do espaço foram propostos como prolongamento e consequência directa da arquitectura, de forma a potenciar o resultado final com o mínimo de recursos.

 

 

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto                                                         

Ampliação de Unidade Industrial FACOL

 

Localização

Pedome, Vila Nova de Famalicão, Portugal

 

Arquitectura

Ana Coelho Arq., Lda

 

Construção

Telhabel Construções – S.A.       

 

Engenharia

PN10 – Serviços de Egenharia

 

Fotografia

João Morgado

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE