Ampliação do Hospital da Luz Lisboa

Categorias: comérciohospitais

A ampliação do Hospital da Luz em Lisboa não consiste num novo edifício construído dentro do recinto do Hospital, mas sim numa ampliação física e em continuidade com o edifício existente. A natureza do programa implica uma total integração, uma vez que na generalidade não se vão criar novos serviços, mas sim, ampliar, restruturar e inovar os que já se encontram em funcionamento.
A abordagem ao projecto mantem a estrutura espacial do edifício existente, através da extensão dos dois corredores principais, de público e de serviço, o que permite ligar os novos acessos ao sistema existente, conferir uma maior flexibilidade na organização interna das áreas operacionais e continuar a focar o desenho no conforto dos clientes e dos colaboradores.
Os jardins e a luz natural, os dois elementos que caracterizam o Hospital da Luz, foram fortemente reforçados. Muito mais superfícies envidraçadas nos pisos baixos e muito mais jardins, nas coberturas e no pátio central, para serem fruídos a partir do interior.
Uma das novidades do Hospital da Luz, em 2007 quando foi inaugurado, foi o desenho dos seus espaços interiores. Propunham-se à data, materiais quentes, áreas para deambular, jardins interiores, luz natural, entre outros aspectos, pouco habituais nos interiores hospitalares, austeros e impessoais, a que estávamos habituados. O nosso objectivo era mudar o paradigma, apostando num ambiente humanizado muito mais próximo de um hotel do que de um hospital.
Agora, na fase de ampliação, o desafio foi outro. Já não são só os materiais, os espaços e a luz, mas também o modo como nos sentamos, como esperamos, como circulamos, como permanecemos e como interagimos com as diferentes modalidades de atendimento. Apostando em ambientes confortáveis desenhados a pensar nas pessoas: nas pessoas que usam o hospital, nas pessoas que trabalham no hospital e nas pessoas que o mantêm.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Ampliação do Hospital da Luz Lisboa

Local
Avenida Marechal Teixeira Rebelo, Lisboa, Portugal

Cliente
Luz Saúde

Arquitectura
RISCO

Arquitetos Responsáveis
Jorge Estriga, João Almeida, Inês Cruz e Cristina Picoto

Área de construção
62.000 m2

Fotografias
Fernando Guerra / FG + SG
Carolina Delgado

Área de Construção
62.000 m2

Data
2015 – 2019

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE