Apartamento 108NW

Apartamento 108NW | CoDA   

Apesar da grande oferta de apartamentos em Brasília, poucos desses oferecem plantas versáteis e adaptadas para o modo de vida contemporâneo. O casal, Juliana e Alison, procuraram a CoDA para transformar seu apartamento no Noroeste em um espaço mais aconchegante e funcional.

As demandas do casal incluíam o desejo de expandir a família no futuro e de ter um apartamento mais despojado. Entre as atividades favoritas destacaram-se o gosto pela cozinha e em receber os amigos. A ideia, desde o princípio, foi dividir o espaço em duas zonas claras, a social, o mais integrada possível, e a íntima, com a suíte do casal, o quarto do bebê e um escritório, transformado ocasionalmente em um quarto de hóspedes.

A sala originalmente possuía uma planta em L, mas o desejo do casal era de possuir uma cozinha gourmet e uma varanda ampla. Optou-se então, em vez de reduzir a varanda, amplia-la por meio da diminuição de um dos quartos, criando o espaço gourmet para que o casal pudesse receber os amigos. A sala foi transformada em um espaço de planta retangular e integrado com todas as outras áreas sociais do apartamento. Organizada de forma linear e continua, a cozinha se mantém visualmente reservada para aqueles que adentram o espaço social, mas facilmente alcançável para qualquer necessidade.

Para adaptar os espaços à essas demandas do casal, a solução escolhida foi a criação de um armário multifuncional. Esse mobiliário atende a três espaços da casa: o corredor de acesso aos quartos, onde funciona como roupeiro; a sala, emoldurando a tv e escondendo outros equipamentos; e a cozinha com a fixação da mesa de jantar e um nicho para o bar.

Outra importante decisão estética foi a de revelar, por meio da remoção do forro, a laje nervurada existente. A estrutura foi devidamente tratada e ganhou ainda mais destaque com o tom esverdeado da marcenaria. Optou-se também por utilizar texturas e cores mais suaves nas outras superfícies para manter a luminosidade e conforto no interior do apartamento.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Apartamento 108NW

Localização
SQNW 108 – Noroeste, Brasília/DF

Arquitetura
CoDA

Autores
Pedro Grilo
Mariana Freitas

Equipe
Letícia Claro
Rayan de Sant’anna
Mariana Freitas

Obra
CoDA + Pórtico

Fornecedores
Iluminação – WSG
Mobiliário – Acervo Mobília
Marmoraria – Claramar

Fotografias
Joana França

Área
104m²

Ano
2016-2018

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

COMPRAR AGORA

*Promoção válida até 5 março 2021  

Webinars Leca®

Inscreva-se!