Apartamento 25 d’Abril

No apartamento 25 d’Abril apenas com a essencial Liberdade foi possível conceber esta notável casa para uma família privilegiada e também facultar estas simples palavras que – neste momento – você lê sem qualquer receio ou censura.

Março de 2018: A CasasRenovatio tem possibilidade de iniciar a recuperação deste apartamento com o objectivo de manter o seu carácter original, mas simultaneamente criar uma casa com os conteúdos indispensáveis a qualquer família do presente século XXI. Tendo servido de habitação arrendada e provavelmente tido uma última desocupação forçada, a casa foi encontrada repleta de bens, roupas e mobílias que aliados a um intenso odor a mofo/ bolor dificultou o início dos trabalhos com o seu levantamento métrico e fotográfico para o respectivo projecto de arquitectura.

Com a desocupação do interior, projecto e escolha dos materiais concluídas iniciaram-se os trabalhos de remodelação em que as demolições resumiram-se praticamente à remoção de revestimentos na cozinha, casa-de-banho e à abertura de roços para que todas as infra-estruturas da casa fossem substituídas. No momento em que reabilitar significa ampliar espaços com demolição perigosa de paredes divisórias em edifícios antigos, apresentou-se aqui o desafio de manter a original compartimentação sem retirar no interior qualquer parede divisória. Garante-se assim que não há qualquer interferência com a segurança estrutural do edifício.

Com uma remodelação cuidada e sem pressas, foram recuperados muitos elementos e materiais que constituíam os revestimentos originais, sendo substituídos apenas aqueles que obrigavam à instalação dos modernos sistemas e dispositivos. Os elementos antigos e modernos foram integrados e completam-se nesta casa renascida de ambiente acolhedor.

Em Abril de 1974 este local participou na Revolução dos Cravos por estar próximo do Regimento onde esteve instalado o Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, mas apenas em 2019 esta casa estrategicamente localizada foi resgatada privilegiando uso adequado a uma próspera e livre vida familiar, nos arredores da capital portuguesa. Juntar a génese desta casa com o seu local, o nome da avenida e um dos marcos mais importantes da história recente portuguesa permitiu a CasasRenovatio ter liberdade de criar a denominação, tema e projecto Apartamento 25 d’Abril para dar Vivas à Revolução dos Cravos e à nossa Liberdade!

Viva a Liberdade! Por uma Liberdade Viva.

(Este projecto não foi visado por qualquer Comissão de Censura)

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto
Apartamento 25 d’Abril

Localização
Pontinha, Lisboa, Portugal

Concepção e Reabilitação
CasasRenovatio

Fotografias
CasasRenovatio

Data de Projecto/ Conclusão
2018/ 2019

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »