Apartamento Arco a São Mamede

Categorias: Apartamentos

O apartamento alvo de intervenção situa-se num edifício do século XIX, localizado no Príncipe Real, sendo caracterizado pela estrutura em tabique, tectos trabalhados, azulejos e pavimentos originais. O foco do projecto incidiu sobretudo na cozinha, apesar do apartamento ter sido todo pintado, portas e portadas recuperadas, bem como o pavimento.

A cozinha apresentava uma organização com uma bancada de parede a parede, um fogão de dimensão generosa situado por baixo da chaminé, na parede oposta, e um frigorífico solto entre estas duas zonas de confecção, sendo que no meio se encontrava uma mesa de refeições.

O projecto teve um conceito bastante contemporâneo, contrapondo-se à estética original do apartamento, criando um contraste que ao mesmo tempo se compatibiliza com o existente, introduzindo uma nova organização e dimensão espacial, assim como novos materiais.

Este conceito baseou-se na criação de uma linha marcante no pavimento, através da diferença de cores e texturas que se prolongou para os elementos que compõem a cozinha. Neste sentido, foram utilizados dois cerâmicos com cores e texturas diferentes, marcando a largura da chaminé e forno/fogão existentes, prolongando-se até à parede oposta. Nesta linha e no meio da cozinha, surge uma ilha em “corian” que contém o lava-loiças, zona de confecção e zona de refeição, com duas prateleiras em ferro preto suspensas por cima. Esta linha culmina numa garrafeira em ferro preto suspensa também ela suspensa.

Na parede perpendicular situam-se os armários altos com frigorífico, vinoteca, microondas e armários despenseiros. Junto às janelas, na mais próxima à chaminé surge um banco em madeira que contém arrumação, sendo que a parede entre as duas janelas possui um nicho também em madeira para arrumação. A cozinha tem também duas despensas (situadas em dois nichos originais) fechadas por portas lacadas a branco.

A iluminação é feita através de uma calha preta com projectores e uma régua de luz vertical junto aos armários altos, conjugada com apliques pontu

Galeria
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Apartamento Arco a São Mamede

Arquitetura

Atelier 106

Autores

Filipa Taborda e Marta Galvão Teles

Arquiteto Responsável

Filipa Taborda e Marta Galvão Teles

Equipe

Filipa Taborda e Marta Galvão Teles

Localização

Lisboa

Ano de conclusão da obra

2018

Área total construída (m2)

130m2

Empresas e Materiais utilizados na obra
1. JRBotas
2. Koklatt

Fotografia

Do Mal o Menos

projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum PRO

Sistemas Construtivos Cobert