Apartamento Bartolomeu Dias

Apartamento Bartolomeu Dias – Uma Viagem Profunda

Chegámos ao concelho de Sintra! Em local citadino de edifícios elevados e próximo de transportes públicos temos a possibilidade de reabilitar um imóvel peculiar. Quem passa na sua rua com a agitação própria do dia‐a‐dia normalmente não observa em dois edifícios: Pequenos face à envolvência, revestidos com azulejos antigos portugueses e maioritariamente habitados por tradicionais famílias portuguesas. Entramos no número 8, ambiente calmo pautado pelos detalhes dos azulejos antigos, mármores nos pavimentos e marmorite pela escada mostram o cuidado e estima dos residentes ao longo dos anos. Abrimos a porta do apartamento a recuperar, vendido por idosa viúva que foi residir para um lar, e o interior encontra‐se em boas condições, praticamente sem alterações desde a sua origem com excepção das varandas que foram fechadas em marquises.

O apartamento tem a entrada e casa‐de‐banho localizadas no centro do imóvel enquanto os restantes compartimentos, simétricos em relação a esse eixo, apresentam três divisões para cada fachada. No entanto os quartos estavam em extremos opostos assim como as áreas sociais da sala e cozinha. Apesar do local ser densamente povoado com prédios altos, a vantagem de durante o dia a rectaguarda receber uma boa exposição solar permitiu agregar desse lado a cozinha e sala, estabelecendo uma nova área social de conceito contemporâneo. Ao manter o quadrado original do hall de entrada garante‐se privacidade para todas as divisões quando se recebe alguém à porta e também a separação interna entre áreas sociais e de descanso. Para a frente dispõem‐se dois quartos constituindo a zona mais íntima de todo o ambiente.

“Dar uma nova vida a esta casa, sem perder a identidade!”‐ Directriz seguida pela CasasRenovatio na reabilitação deste apartamento. Pela análise do existente, as infra‐estruturas apresentavam omissões, deficiências e riscos usuais para o seu uso e idade, sendo totalmente substituídas por novas redes. Desta forma foi inevitável que a cozinha e casa‐de‐banho fossem integralmente demolidas, assim como a remoção de pavimentos e implementação de tectos falsos nas divisões centrais para o atravessamento das novas infra‐estruturas. Esta obra teve como principal dificuldade não interferir com os elementos estruturais do edifício face à elevada quantidade de vigas de betão armado que existiam pelos tectos ou invertidas nos pavimentos.

Para “a nova vida desta casa” decidimos aplicar um conjunto de materiais e revestimentos portugueses dos quais destacamos os mosaicos hidráulicos na cozinha, casa‐de‐banho e varandas e a madeira de carvalho aplicada em diferentes elementos por todo o interior.

Para “manter a identidade” pelo seu bom estado, optámos por efectuar o aproveitamento de alguns elementos originais como forma de respeitar o passado e memórias vividas. Uma marca da sua própria personalidade. De um modo geral não foi fácil este processo de articulação do novo com o existente, mas no final desta reabilitação verificamos que o resultado justificou todo o nosso trabalho e empenho dedicados. Ser Simples, mas da forma genuína que gostamos!

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto
Apartamento Bartolomeu Dias

Localização
Sintra, Portugal

Concepção e Reabilitação
Casasrenovatio

Fotografias
Casasrenovatio

Data de Projecto/ Conclusão
2020/ 2021

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?