O projeto do Apartamento Boavista, nasceu da vontade do cliente, um colecionador e apaixonado por arte, em transformar um apartamento corrente dos anos 70/80, num espaço diferente e pouco convencional.
O apartamento estava muito compartimentado em diferentes divisões com funções rígidas. A intervenção procurou dinamizar o espaço interior, aproveitar ao máximo a área do apartamento e criar espaços fluidos entre si. Apostou-se na criação de um ambiente sóbrio, minimalista e funcional, com especial cuidado na escolha das cores, texturas e iluminação, para os objetos de coleção sobressaírem.
Demolidas as paredes interiores, o espaço aberto é marcado por uma “caixa preta” que encobre as instalações sanitárias e divide dois momentos da organização interior: de um lado, a zona social, do outro, as áreas privadas. A unidade dos espaços é acentuada pelo pavimento contínuo e pelo perímetro da paredes e tetos na mesma cor.
No interior do volume central, as casas de banho são um núcleo de linhas simples, utilizando o mesmo material em paredes, pavimentos e tetos. Os espaços de arrumação e estantes estão integrados na continuidade das paredes ou fazem parte do volume preto, onde se destacam pontualmente nichos para a exposição de objetos excecionais.
A sala e a cozinha formam uma única zona social, entre os quais jaz um bloco monolítico de pedra onde é esculpida a ilha da cozinha. No acesso à varanda, a relação interior/exterior é sublinhada por um banco corrido que atravessa o topo da sala para o exterior da varanda.
Do lado oposto, a área privada é flexível em tamanho e função, podendo ser dividida em quarto/escritório através de uma porta de correr que atravessa a largura total da divisão.
https://photoshoot.pt/album/boavista-apartment/
Projeto
Localização
Porto, Portugal
Arquitetura
Arquiteto responsável
Maria Amarante + Conceição Mestre
Fotografia
Alexander Bogorodskiy – Photoshoot.pt
Área
98,00 m2
Ano
2021