Apartamento Casa do Arco

O Apartamento Casa do Arco, localizado numa das praças mais emblemáticas da cidade de Leiria, a Praça Rodrigues Lobo, insere-se no núcleo histórico da cidade, num lote de gaveto, num edifício de 4 pisos completamente remodelado, sendo o último, onde se localiza o apartamento, as águas-furtadas.

A intervenção nas águas-furtadas deste edifício do século XIX, com uma ampliação no início do século XX, datada de 1912, resultou numa amálgama de coberturas, com 6 águas com diferentes inclinações, consequência da menor intervenção possível exterior.

A cliente contactou-nos durante o decorrer da obra, quando se deparou com um apartamento completamente descaracterizado, com uma cobertura idêntica a uma tenda de circo, perdida sobre que rumo tomar em relação ao desenho dos tectos e móveis. Na reabilitação do apartamento de 135m2 havia a necessidade de ter todas as zonas formais que uma habitação exige, sendo que tínhamos toda a receptividade por parte da cliente para trabalharmos em plano aberto, com toda a flexibilidade que isso permite.

O trabalho desenvolvido, de minúcia e detalhe, foi desde logo muito condicionado pela área disponível, resultante do trabalho de coberturas. Idealmente o número de águas seria reduzido ao mínimo, sem baixar muito o pé direito disponível. Conseguiu-se passar de 6 para 3 águas, mantendo todas as coberturas inclinadas à excepção do escritório, instalações sanitárias e hall de entrada. Este jogo de tectos acabou por permitir trabalhar o plano aberto de diferentes formas, marcando os espaços e introduzindo amplitude e contenção consoante a necessidade. 

Uma vez definidos os tectos, e tendo cozinha, refeições, zona de estar, hall de entrada e escritório, tudo no mesmo espaço, optou-se por criar um ambiente uniforme, recorrendo a poucos materiais: chão em soalho de pinho, móveis do espaço social em contraplacado de bétula e paredes brancas. Na zona privada do apartamento, por serem espaços mais pequenos, diferenciou-se com lacados brancos e, mais uma vez todo o mobiliário desenhado à medida, aproveitando todos os espaços possíveis. Nas instalações sanitárias utilizaram-se as pias que foram possíveis de recuperar durante o decorrer da obra de todo o prédio.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 Projeto  

Apartamento Casa do Arco

 

Localização 

Casa do Arco, Praça Rodrigues Lobo, Leiria, Portugal

 

Arquitetura  

ArquitecturaViva

 

Arquiteto Responsável 

Joana Couto e Rui Pedro Simões

 

Fotografia 

Francisco Nogueira

 

Área Construção (m2) 

135m2

 

Data do Projeto 

2020

 

Data Conclusão 

2021

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.