Apartamento em Benfica

Apartamento em Benfica | Oficina de Arquitectura – O grande desafio deste projecto foi conseguir transformar um apartamento T2 com pouco mais de 80m2 de área bruta de construção num apartamento de tipologia T3 com duas Instalações Sanitárias, sem com isso comprometer quer o funcionamento quer a fruição da casa.

O apartamento tem a vantagem de ter uma boa iluminação natural, desenvolvendo-se ao longo de três frentes – Nascente, Norte e Poente – e ser percorrido por uma longa varanda que permite também ligar através do exterior os diferentes compartimentos e ganhar um maior desafogo.

A área disponível para cumprir o objectivo não era muita, pelo que teve que se desistir de ter uma cozinha autónoma e optar por integrar uma kitchenette na zona social da casa. Reduziu-se o espaço de circulação e distribuição ao essencial – o hall de entrada – aproveitando esta zona de passagem para aí incorporar também a zona de arrumos.

Para alcançar o pretendido foi necessário proceder a uma remodelação total do apartamento. Os quadros técnicos foram reposicionados e refeitas as redes de água, saneamento e electricidade. As zonas húmidas – kitchenette e Instalação Sanitária principal – foram reposicionadas na planta de forma a tirar melhor partido da localização dos vãos existentes, tendo com isso a kitchenette, situada no coração da renovada casa, adquirido um grande destaque e protagonismo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Apartamento em Benfica

Localização
Lisboa

Arquitetura
Oficina de Arquitectura

Construção
Jorge S. Marques, Pinturas Lda

Fotografia
Joana Ginjeira

Área
80 m2

Data projeto
2019

Conclusão da obra
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil