O projeto tem como foco a reabilitação de um Apartamento em Paço de Arcos. Situada na primeira linha de edificado a casa privilegia da sua posição avantajada em relação ao rio. Desde o fascínio pela vista do rio tejo ao conforto desejado, o projeto elabora-se como uma extensão do cliente.
É ao herdar um apartamento fragmentado e desfigurado na sua relação interior dos espaços, que surge a necessidade de uma homogeneização e síntese de viver esta casa.
Num gesto material e numa cota comum às pré-existências, estende-se um pano que surge como nuclear no hall da casa e contamina os diferentes espaços sociais e privados da casa.
O hall é por isso a rótula e elemento fundamental, definidor de matéria na sua densidade e na separação entre a vida social e privada da casa. Privilegia-se uma sala de estar com uma relação direta com a varanda, e estes dois espaços convivem harmoniosamente isolados e distantes da restante configuração da casa.
A cozinha abre-se para uma sala de jantar e ambos funcionam por osmose, pelo que se entende que cada divisão se torna na extensão da outra e vice-versa.
A ideia contamina todas as divisões em questão e alberga várias funções imprescindíveis à vivência da casa, desde armários, louceiros e portas interiores. É por isso estabelecida uma síntese material que resolve e homogeneíza a outrora fragmentação herdada.
O friso constante de 2,15m de altura, elemento definidor de projeto, levita em relação à neutralidade do chão proposto, que se estende por toda a habitação.
Procurou se que a carpintaria em carvalho europeu fosse o elemento principal, desenhando este as funções correspondentes para cada espaço nesta matéria. Este elemento tem uma sua génese no hall de entrada e vai irradiando os restantes espaços mediante necessidade, desde arrumação técnica, vãos interiores, armários – até à bancada da cozinha e louceiro, este material desenha todos estes momentos e define um lambril de cota comum a todos os espaços de 2,15m.
Projeto
Apartamento em Paço de Arcos
Localização
Paço de Arcos, Oeiras
Arquitetura
CORP ARQUITETOS
Arquitetos
Diogo Menéres Pimentel e João de Oliveira Ribeiro
Área
100m2
Ano
2023