Apartamento EM

O apartamento EM é um triplex escondido nas ruas estreitas de Lisboa. Com uma pré-existência complexa em termos de layout e estrutura, o objectivo do projecto foi definir melhor os espaços, ligando-os com as vistas sobre a cidade.

O primeiro piso é ocupado pelos espaços comuns – sala de estar, sala de jantar e uma cozinha aberta para a sala – e o segundo e terceiro pisos são ocupados pelos espaços privados, ocupando a mastersuite a totalidade do terceiro piso, que se abre sobre a vista para a Baixa de Lisboa.

Enquanto a estrutura do apartamento estava escondida pela escada existente e pelos tectos falsos, era inperceptível o pesadelo de desalinhamentos existentes. É deste problema que surge o conceito que define a estética da renovação deste apartamento.

Enquanto pensávamos o espaço da sala de estar e jantar, e como dividiríamos os espaços, surgiu a oportunidade de ligar o pilar existente a uma viga desencontrada com um arco, remetendo para o desenho dos vãos exteriores existentes na fachada. O arco tornou-se a personagem principal da sala e espalhou-se por todo o apartamento.

As escadas curvaram-se, as carpintarias foram ornamentadas como alusão ao passado e os cantos deixaram de ser cantos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Apartamento EM🔗

 

Cliente
Privado

Localização
Lisboa, Portugal

Arquitetura
Nuno Nascimento Arquitectos 🔗

 

Arquiteto Responsável
Nuno Nascimento

Arquitetos Colaboradores
Ricardo Guerreiro, Mattia Caccin

Fotografias
Francisco Nogueira 🔗

 

Área
220 m²

Ano
2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE