Apartamento FF II Y&L

Apartamento FF II Y&L – Transformação total de um antigo escritório num T2 com duas suites. Redução do número total de divisões de modo a aumentar a área de todos os compartimentos que o compõem.

Da construção original, o antigo escritório a funcionar há muitos anos, apenas mantinha uma instalação sanitária e uma cozinha irreconhecível onde só a chaminé estava preservada.
A estratégia de intervenção passou por alterar profundamente o layout do apartamento com mudanças significativas na distribuição dos espaços tendo em conta o conceito de uso.

Para além da criação de duas suites, a sala de jantar ocupa agora o espaço da antiga cozinha que, por sua vez, foi transformada em kitchenette e colocada no espaço de um antigo quarto adjacente. Esta alteração permitiu ampliar e juntar a área de confecção dos alimentos e a zona onde a família se reúne às refeições.

Na cozinha o destaque vai para o azulejo artesanal verde-escuro que reveste a parede acima da bancada, conferindo um toque de elegância e distinção a um dos lugares mais procurados numa casa.

Pensou-se ainda na vantagem que seria reunir no centro do apartamento um único volume que reunisse a despensa, alguns electrodomésticos de apoio à cozinha, bem como uma pequena estante, a instalação sanitária social e um armário amplo na zona de acesso aos quartos. Para criar contraste, o armário foi lacado a preto e o seu alto brilho contrasta vivamente com o branco das paredes envolventes.

Como a casa é dotada de grandes vigas proeminentes, próprias da construção original, procurou-se dissimular essas estruturas, através do desenho nos tectos de pirâmides quadrangulares que terminam em caixas de luz a iluminar nobremente o apartamento e a inusitada decoração.

As carpintarias assumem aqui um papel preponderante e, por isso, foram desenhadas ao pormenor, de acordo com as necessidades específicas dos moradores, para agilizar a azáfama diária.

Por outro lado, a entrada original foi restituída, tendo, no entanto, sido mantida a entrada de serviço.

O projecto criou um ambiente integrado, expressivo com um visual totalmente contemporâneo marcado tanto pela funcionalidade como pela optimização dos espaços que, assim, conferem uma melhor fluidez no uso diário.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Apartamento FF II Y&L

 

Localização

Lisboa

 

Cliente

Privado

 

Arquitetura

João Tiago Aguiar, arquitectos

 

Arquitecto responsável

João Tiago Aguiar

 

Equipa

Rúben Mateus, Susana Luís, João Nery Morais, Maria Sousa Otto, Esteban Carbajo, Samanta Cardoso de Menezes, Diogo Romão, Arianna Camozzi.

 

 Construtor

Oficina dos Sonhos

Empresa/Produtos
CIN – Tintas
PADIMAT – sanitários, torneiras e acessórios
PADIMAT – VALDAMA lavatórios e sanitários
SANTO BANHO – azulejos cozinha
CLIMAR – iluminação
JUNG – intercomunicador e aparelhagem eléctrica
Empresa/Software
Autodesk – Autocad
Microsoft Excel
Microsoft Word

 

Fotografia

FG+SG – Fotografia de Arquitectura

 

Área bruta

150m2

 

Ano de conclusão

2018

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação 3dsMAX + Vray

janeiro de 2022 | online

Formação Online UNREAL 5 para ARCHVIZ

janeiro de 2022 | online