Apartamento Lar Familiar

O apartamento Lar Familiar foi reabilitado durante a pandemia de Covid-19. Esse facto fez com que se criassem adaptações durante a obra, sobretudo numa obra sem espaço exterior. No hall, espaço de transição entre o exterior e interior, colocou-se um pio de higienização e sapateira, incutindo novos hábitos domésticos.

A organização espacial original estava ‘virada ao contrário’: quartos voltados para a rua, a sul, e sala/cozinha voltadas para as traseiras, a norte. Inverteu-se a disposição, segundo uma lógica funcional mais adequada: sala e cozinha na frente, e quartos atrás.

Os espaços comuns são abertos e fluídos, sendo o mobiliário quem ajuda a definir as funções. A estrutura de pilares e vigas em betão é evidenciada, e passa a fazer parte da espacialidade da obra. Um compartimento híbrido, semi-aberto, pode funcionar como escritório. Ao lado, situa-se um lavabo de serviço e lavandaria. Na zona dos quartos, cria-se uma nova hierarquia: um quarto pequeno (com um pilar desproporcional), um quarto intermédio (que pode ser suite, pois o wc tem duas portas), e uma suite principal. A suite, que ocupa o espaço da antiga sala, divide-se em três zonas: cama, closet, e wc. Uma viga de betão atravessa todo o comprimento deste quarto, conduzindo consigo a luz natural.

Os recursos materiais do apartamento são claros e sintéticos: piso cerâmico expressivo, condutor de aquecimento radiante; paredes brancas e texturadas;estrutura evidenciada por argamassa cimentícia; blocos de madeira de tom claro conferem pontualmente um ambiente quente e confortável.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Apartamento Lar Familia

Localização
Porto, Portugal

Arquitetura
Paulo Moreira Architectures

Equipa
Paulo Moreira, Hermínio Santos, Cecilia Tarantino, Elena Borghese, Nora Klinger

Fotografias
Ivo Tavares Studio

Área
160 m²

Ano
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores