Apartamento Largo Soares dos Reis

Um Apartamento localizado no 1º piso de um bloco habitacional plurifamiliar representativo da arquitectura modernista dos anos 50 da cidade do Porto. Exacerbadamente compartimentado, desproporcionalmente dimensionado e funcionalmente desajustado para o uso contemporâneo, este espaço necessitava de uma readaptação organizativa. Além do mais, era visível uma sobreposição de camadas construtivas (pavimentos, revestimentos, tectos e caixilharias) que desfiguravam o espaço, solicitando a respectiva depuração.

Numa primeira fase, reorganizou-se e redimensionou-se o espaço: reconfigurou-se cozinha e instalações sanitárias totalmente; redefiniu-se a (des)compartimentação – na zona social criou-se um espaço amplo onde anteriormente se encontravam quatro divisões, e na zona privada, definiu-se um quarto principal com suite e dois secundários.

Numa segunda fase – mais empírica e na sequência das demolições – clarificou-se a intervenção segundo o desenho das vigas, ora de uma forma solta e desligada, evocando a compartimentação pré-existente, ora de um modo orientado pela redistribuição das mesmas. Definiu-se uma estereotomia do pavimento de tacos que abraça as linhas estruturais do tecto, intercalando tacos velhos e novos. Desenharam-se carpintarias (armários e portas) que se regem altimétricamente pelas vigas, por vezes projectadas e permitindo a entrada de luz natural nos compartimentos interiores, outras vezes devidamente respeitadoras dos alinhamentos dominantes. Por fim, atribui-se alguma dinâmica aos armários-parede, através de pequenos gestos, como portas desfasadas, puxadores customizados ou truncagens pontuais, de forma a criar zonas de leitura, estantes e janelas interiores.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Apartamento Largo Soares dos Reis

 

Localização

Porto

 

Arquitectura

Tiago Antero

 

Ano

2016-2017

 

Fotografia

José Campos

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas  

MOON

A única placa de comando em cerâmica.