O Liberdade 204 corresponde a um apartamento localizado em plena “área nobre” lisboeta, destinado anteriormente a Serviços e que se pretendeu transformar em Habitação.
O grande desafio do atelier, devido ao seu valor histórico (no enquadramento da Avenida da Liberdade), foi de facto alcançar a modernização do espaço necessária aos padrões de vivência atuais, tanto a nível de conforto (estética, funcionalidade, etc.), como de salubridade, tentando recuperar um pouco a sua traça original que se encontrava já descaracterizada devido a intervenções anteriores.
Apesar de se encontrar já algo descaracterizado ao nível da compartimentação interior e tetos, o imóvel correspondia, morfologicamente, a uma construção do tipo pombalina com pavimento em tábua corrida de madeira natural assente em vigamento de madeira embutida nos paramentos exteriores. Eram ainda visíveis alguns elementos decorativos típicos dos pisos nobres dos edificados desta categoria. No seu interior encontravam-se paredes de alvenaria de pedra alternadas com paredes de construção em tabique com estrutura interna em madeira cruzada adequada ao sistema gaioleiro.
Em linhas gerais, com a nossa intervenção reaproveitou-se a configuração geral da fração e definiram-se duas zonas distintas, uma com funções destinadas à vivência pública dos espaços, onde está instituída uma grande sala que alberga ela própria três “áreas” distintas, uma de leitura com função também de hall de entrada, a zona de estar e a zona de refeições que comunica diretamente com a cozinha. À exceção da cozinha, todos os espaços têm comunicação visual entre si, e vãos exteriores com vista sobre a Avenida da Liberdade. A cozinha tem também um vão exterior que dá para um saguão, dotando-a de ventilação e iluminação natural.
Contíguos a esta zona social estão instituídos outros espaços de apoio, nomeadamente uma instalação sanitária, a copa e a lavandaria.
Adossado, uma área circulação conduz-nos à zona mais reservada da fração onde instituímos três suites, todas elas dotadas com closet e instalação sanitária. Destas suites, duas têm vãos exteriores para o interior do quarteirão, sendo que uma delas tem também uma varanda na qual se acede à área técnica.
https://www.instagram.com/russo_arquitetos/
https://www.linkedin.com/in/russo-arquitetos/
https://www.facebook.com/R-Arquitetos-106813645283086
Projecto
Cliente
Privado
Localização
Avenida da Liberdade, Lisboa, Portugal
Arquitetura
Arquiteto Responsável
Nuno Costa Russo
Equipa
Marco Jerónimo, Vanda Passos, Valter Lérias, Rita Silva
Construção
MAKE Referência
Fotografia
João Guimarães
Área Bruta da Fracção
282,38 m2
Tipologia
T3
Ano
2017-2020