Apartamento na Estrela, em Lisboa

Translator

 

 

O projeto Apartamento na Estrela, em Lisboa, está situado no fundo do quintal de um típico edifício gaioleiro de finais do século XIX localizado próximo da Basílica da Estrela, descobre-se um chalé encaixado entre o quintal e as copas de um jardim vizinho.

A época e o sistema construtivo são os mesmos do edifício que lhe serve de entrada, mas não a escala. O chalé poderia ter sido o anexo das traseiras, mas em vez disso tornara-se na jóia escondida no interior do quarteirão arborizado.

Composto por um corpo principal com dois pisos e orientação norte/sul, e por uma ampliação virada a nordeste que roubara parte da área do quintal do prédio, o espaço do chalé, excessivamente fragmentado, já acentuava o seu maior atributo: desde o seu interior, tudo era luz e verde, tudo era silêncio. Os filtros que se sucediam calmamente, entre a rua e o interior do chalé, desde logo deixariam perceber que a intervenção teria de seguir esta ideia de um percurso que afunila num espaço escondido, privado e vertical.

Este espaço seria composto por três zonas: uma zona social no corpo principal a sul (aproveitando a demolição de uma antiga marquise para criar um espaço exterior) e que serve de ligação a duas zonas privadas totalmente independentes, uma na ampliação a nordeste e outra no sótão. Como que por uma estranha coincidência, a wishlist da cliente acrescentava mais um filtro a este percurso: a privacidade, que revestia contornos quase existenciais.
Chegado o fim deste percurso, é bizarro ver como tudo mudou.
Mas escondido no interior, tudo continua luz e verde, tudo continua silêncio.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Translator

 

 

Translator

 

Projeto
Apartamento na Estrela, em Lisboa

Localização
Lisboa, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
Filipe Fonseca Costa

Equipa
Pilar Luz, Paulo Lopes Vaz

Engenharia e Fiscalização

Pedro Machado

Construção
Carlos Santos

Fotografia
© do mal o menos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE