Localizados no Bairro da Lapa, em Lisboa, os apartamentos encontravam-se em estados de conservação distintos. Um dos apartamentos tinha sofrido uma renovação relativamente recente, o outro estava praticamente original.
O desafio deste projeto foi o de juntar os dois apartamentos de áreas e espaços pequenos e transformá-los num só apartamento, não perdendo a identidade e conferindo uma funcionalidade e vivência contemporânea. Para isso, a intervenção teve como premissa voltar a área social para o jardim e os quartos para a fachada oposta, sendo que o único quarto que ficou interior foi revestido com um painel tipo muxarabi que permite que a luz exterior entre no quarto sem perder a privacidade.
A biblioteca funciona como área de chegada da casa e de ligação à sala, sendo que a luz neste espaço entra pelos vãos antigos que davam antigamente para o exterior. Um grande volume de madeira, composto pela lareira, divide a sala da cozinha, sendo que esta última se prolonga para o exterior passando a ser um churrasco.
A sala abre-se completamente para o jardim, através de um grande envidraçado e o jardim a uma cota mais elevada é separado por um muro estrutural, redesenhado como se de uma escultura se tratasse.
Os materiais usados foram escolhidos tendo em conta a identidade do espaço, desta forma a Lioz foi usada nas casas de banho, o pavimento em pinho nos quartos e o betão na área social, o contraplacado foi aplicado para fazer a transição da madeira para o betão, dando mais conforto à Sala.
O apartamento fica assim, aberto ao exterior, projetando-se para o jardim, fazendo com que o limite entre exterior e interior seja atenuado.
Projeto
Apartamento na Lapa
Localização
Lisboa, Portugal
Arquitetura
Manuel Tojal Architects
Arquitetos
Manuel Cachão Tojal
Data de conclusão obra
Junho 2018
Área de construção
160m2
Tipo de projeto
Residencial
Estado
Construido
Acabamentos
Lioz, Betão, Pavimento em pinho de riga, Contraplacado Bétula, Viroc.
Fotógrafo
Francisco Nogueira (studio@francisconogueira.com)
Construtor
Betalist
Carpintaria
Carpinventosa