Apartamento na Luciano Cordeiro

Categorias: Unifamiliar

Apartamento na Luciano Cordeiro | Aurora Arquitectos

Situado na rua Luciano Cordeiro em Lisboa, no último piso de um edifício dos anos 70, o apartamento original era marcado pela fraca qualidade construtiva e espacial.

Em particular, o corredor que organiza todo o programa de habitação era demasiado comprido e escuro.

Com essa consciência, a encomenda do cliente focou-se no desenho de uma biblioteca, com escritório, para a sua vasta colecção de livros e na transformação do corredor como elemento chave para resolver o díptico espaço de trabalho + espaço de habitação. Com a intervenção surgem novos elementos como a peça para pousar livros, que serve simultaneamente de banco de apoio à bilioteca, mesa de luz, armário, divisora e geradora do espaço em volta.

 

A distância, tanto física como psicológica, entre estes dois programas distintos é facilmente confundida como um problema de separação. Neste caso procura-se a sua compatibilização, conseguida através da criação de zonas de transição pontuadas por entradas de luz e pela utilização de diferentes materiais para o piso, que alterna entre a maciez do pinho e a resistência do lioz.
O destaque dado à biblioteca, juntamente com a abundância de luz no corredor e a recriação no piso da mesma estereotomia para diferentes materiais, sugerem a diluição de dois tipos de apropriação da casa.
Desta forma estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade — para que o corredor possa ser o espaço para o neto andar de triciclo e, ao mesmo tempo, a viagem mais curta para o trabalho.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

PROJECTO
Apartamento na Luciano Cordeiro

LOCALIZAÇÃO
Lisboa, Portugal

CLIENTE
Privado

PROGRAMA
Remodelação de Apartamento

ÁREA
156 m2

FASE DE PROJECTO ACTUAL
Construído

DATA
2016–2017

AUTORIA
Aurora Arquitectos

EQUIPA DE ARQUITECTURA
Sérgio Antunes, Rui Baltazar, Sofia Reis Couto, Bruno Pereira, Carolina Rocha, Tânia Sousa

CONSTRUÇÃO
Requinte Pormenores

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
do mal o menos – Eduardo Nascimento . João Fôja

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?