Apartamento na Penha de França

Categorias: Unifamiliar

O apartamento situa-se na Penha de França, entre a Paiva Couceiro e o mercado de Arroios, mais uma zona em acelerada mutação devido a enorme bolha de investimento imobiliário que paira sobre a cidade.

Esta tipologia dos anos 30, na sua linguagem simples entre o Modernismo e o Art Deco, de orientação Norte / Sul, com 16 por 4 metros, organizava-se sobre um só piso, através de uma série de divisões justapostas: espaços “servidos” a Sul e espaços “serventes” a Norte.

Uma intervenção do final do Século, com acabamentos pobres, reorganiza o espaço tornando-o ainda mais exíguo e bloqueia a relação com o logradouro a Norte. Entre o tecto e o telhado, um sotão oculto, possibilita a duplicação do espaço.

Uma cineasta pretende, com um orçamento extremamente reduzido, transformar todo o volume num espaço de habitação e trabalho.

O programa expande-se sobre os dois níveis. Reorganiza espaços “servidos” e “serventes”, gerando volumes interiores e um “exterior contínuo”. A subtracção do tecto a Norte, proporciona através de aberturas no telhado, a penetração de luz e radiação solar de Sul, directa e indirecta, na totalidade do espaço.

Os volumes interiores, através de modelações de vazio, materialidade, cromatismo, vãos e iluminação natural, adquirem especificidades e características autónomas; criando ruptura e continuidade com a pré-existência, e gerando através da sua massa o vazio do “exterior contínuo”.

A economia de meios, através duma pragmática, descomprometida e crua utilização da especificidade dos materiais, assume-se como uma composição cenográfica.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Apartamento na Penha de França

Localização

Penha de França, Lisboa, Portugal

Cliente

Gaelle

Arquitetura

Pedro Rogado + Sofia Saraiva

Colaboradores

Roberto Alves Gomes + Gabriela Moniz

Imagens 3d

Roberto Alves Gomes

Estrutura

Eng.º Vasco Farias

Construção

Mudamos e Transformamos, Lda

Área

84.0 m2


Ano do projeto

2018


Fotografias

José Campos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE