Apartamento no Chiado

Apartamento no Chiado – Uma casa feita de memórias, composta por uma narrativa de espaços de diferentes áreas e proporções, com um pé direito alto abobadado e com uma conexão entre si directa e eficaz. Várias feridas e cicatrizes das enumeras utilizações e vivências são visíveis em cada momento, muito mais profundas do que as remanescências superficiais que o encerramento perlongado trás.

As primeiras visitas começavam a ser esclarecedoras para a construção de uma nova etapa da vida daquele espaço, que segundo consta nos registos disponíveis, é datado de 1722 (pre- pombalino) e resistiu a várias etapas da história da cidade, entre elas o grande terramoto (1755).

O projecto foi construído sobre duas premissas: o programa a definir e a estratégia de restauro e preservação de cada elemento, cada detalhe, que pertencia ao legado daquele lugar. Foi um processo de proximidade, um projecto verdadeiramente resolvido passo-a-passo, em estreita relação com a obra. Nos vários meses passados, foram sendo descobertos tesouros indeléveis que moldaram o resultado final: Azulejaria do século XVIII nos rodapés, abobadas de tijolo maciço, blocos de pedra da muralha Fernandina, as portadas originais, etc.

A nova história que se constrói para este lugar pretende ser cuidada e essencial, assentando sobretudo nos detalhes, nos materiais e na tecnologia para melhorar a vivência e permanência nos diferentes espaços. A luz artificial enaltece cada memória preservada, os materiais e acessórios são sóbrios para que não se sobreponham ao existente.

Um lugar com memórias, que permita que a nova vivência esteja em simbiose com as camadas de história que moldam o espaço.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Apartamento no Chiado 🔗

Localização
Lisboa, Portugal

Arquitetura
Commerzn 🔗

Projectos Especialidades
Entrelogica Lda

Empreiteiro
Ozarko Lda

Gestão e fiscalização de obra
Commerzn

Materiais/ Fornecedores
NIC design (sanitários)
Cea design – Serie Milo 360 (torneiras)
Exactistone (lavatórios)
NINI. Lda (carpintarias)
Bulthaup, modelo B2 (cozinha e exaustor)
Schüco (caixilharia PVC)
Berker Serie R Classic (aparelhagem electrica)
Tromilux (iluminação)
Daikin (ar condicionado e bomba de calor)
France Air – Silent

Fotografias
emontenegro / architectural photography 🔗

Área útil total
130m2

Pé direito
máx/min: 3,10 / 4.20m

Ano de execução
2016/17

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE