O apartamento Pico de São João localiza-se no piso semienterrado de uma casa situada no Funchal, com frente desafogada para Sul. Tem acesso pelo interior e pelo exterior da casa. Originalmente compreendia quatro compartimentos: quarto, sala, instalação sanitária e arrecadação.
Era pretensão do cliente transformar o espaço num apartamento de tipologia T2 para receber a família e amigos que vivem no estrangeiro.
O apartamento reformulado é constituído por: sala de estar e cozinha em openspace, instalação sanitária social, dois quartos sendo que um deles tem instalação sanitária privativa e arrecadação. A instalação sanitária social e a arrecadação mantiveram-se conforme o original. Para resolver a escassez de iluminação e ventilação natural nos compartimentos interiores foram criados dois lanternins, um na cozinha e o outro na arrecadação, que dão para o espaço exterior que envolve a casa no piso térreo.
Os materiais utilizados no revestimento do pavimento, paredes e carpintarias são de cor clara para melhor reflectir a luz natural.
Projeto
Apartamento Pico de São João
Localização
Funchal
Arquitetura
AA.Arquitectos
Fabricantes
Argamassas Fassa Bortolo,
Cerâmicas Love Tiles,
Luminárias IGLO,
Caixilharia Sapa Building System International NV
Fotografias
Nuno Caldeira
Área
200 m²
Ano
2020