O projeto procura conciliar a capacidade de arrumação, a versatilidade e o melhor aproveitamento das áreas disponíveis. Num apartamento com uma única frente de janelas, a difusão da luz natural e a forma como os espaços comunicam entre si assumem particular influencia na definição da abordagem.
A solução deve ser simples, eficaz e passa pela criação de um volume central de arrumação em torno do qual estão dispostas as diferentes zonas do apartamento. Volume que através da sua forma e posição faculta arrumação a todas as áreas, contribuindo, em simultâneo, para a separação e para a fluidez da circulação entre elas. Apesar da sua autonomia, é um elemento que procura relacionar-se com a estrutura do prédio e com o desenho das janelas, favorecendo a permeabilidade do interior à luz natural. As variações de pé-direito enfatizam a transição entre as diferentes zonas e procuram conferir-lhes identidade. A única porta interior encerra a casa de banho, as cortinas permitem o controlo da luz e da privacidade nos restantes espaços.
A intervenção proporciona uma habitação despojada, que pretende promover espaços versáteis, sempre relacionados com o exterior e com a sua luz. O vidro e o autonivelante dominam as zonas húmidas enquanto a madeira ocupa o restante pavimento, escolhas intrinsecamente ligadas à funcionalidade, àacústica e à luz do apartamento.
Nome do Projeto
Apartamento Tuzzare
Localização
Lisboa
Arquitetura
Machado Igreja / Arquitectos
Arquiteto Responsável
Tiago Igreja
Colaboração
João Pedro Varela
Ano de conclusão da obra
2018
Área total construída (m2):
60m2
Marcas de Produtos
1. Technal – Windows frames
2. Water Evolution – Shower tray
3. Jung – Switches and sockets
4. Smeg – Sinks
5. Whirpool – Appliances
Fotografia
do mal o menos