Apartamento Tuzzare

Categorias: Unifamiliar

O projeto procura conciliar a capacidade de arrumação, a versatilidade e o melhor aproveitamento das áreas disponíveis. Num apartamento com uma única frente de janelas, a difusão da luz natural e a forma como os espaços comunicam entre si assumem particular influencia na definição da abordagem.

A solução deve ser simples, eficaz e passa pela criação de um volume central de arrumação em torno do qual estão dispostas as diferentes zonas do apartamento. Volume que através da sua forma e posição faculta arrumação a todas as áreas, contribuindo, em simultâneo, para a separação e para a fluidez da circulação entre elas. Apesar da sua autonomia, é um elemento que procura relacionar-se com a estrutura do prédio e com o desenho das janelas, favorecendo a permeabilidade do interior à luz natural. As variações de pé-direito enfatizam a transição entre as diferentes zonas e procuram conferir-lhes identidade. A única porta interior encerra a casa de banho, as cortinas permitem o controlo da luz e da privacidade nos restantes espaços.

A intervenção proporciona uma habitação despojada, que pretende promover espaços versáteis, sempre relacionados com o exterior e com a sua luz. O vidro e o autonivelante dominam as zonas húmidas enquanto a madeira ocupa o restante pavimento, escolhas intrinsecamente ligadas à funcionalidade, àacústica e à luz do apartamento.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Nome do Projeto

Apartamento Tuzzare

Localização

Lisboa

Arquitetura

Machado Igreja / Arquitectos

Arquiteto Responsável

Tiago Igreja


Colaboração

João Pedro Varela

Ano de conclusão da obra

2018

Área total construída (m2):

60m2

Marcas de Produtos

1. Technal – Windows frames

2. Water Evolution – Shower tray

3. Jung – Switches and sockets

4. Smeg – Sinks

5. Whirpool – Appliances

Fotografia

do mal o menos

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal