Apartamentos Essenza

O Apartamentos Essenza representa o encontro entre natural e construído ao apresentar a arquitetura contemporânea em harmonia com a paisagem natural da praia do Paiva. 

O projeto para a Rio Ave com parceria do grupo Ricardo Brennand nasce a partir de uma imersão no bairro do Paiva, localizado no município planejado em expansão de  Cabo de Santo Agostinho, a 28 km de Recife. Compreendendo as singularidades do terreno, acessos, percurso do sol e a legislação local, projetamos três torres distintas, posicionadas para o melhor aproveitamento e panorama da abundância natural, bem como o melhor direcionamento da insolação e ventilação, aliando assim pragmatismo e sensibilidade.

As três edificações são interconectadas umas às outras pela implantação, com um térreo permeado pela vegetação nativa em evidência. Na área posterior do terreno, concebe-se áreas de lazer mais privativas voltada aos moradores, com quadra, espaço fitness e cinema. Enquanto que à frente do mar, áreas destinadas ao uso coletivo dão continuidade à praia, com piscinas, espaço wellness e gourmet, área zen e outros.  

A arquitetura buscou alavancar as virtuosidades locais junto às necessidades globais para moradias, logo a criação foi escalonada, articulando as unidades habitacionais dispostas como casas suspensas, com janelas piso-teto trazendo a sensação de amplitude e fluidez com o ambiente externo. Nas varandas, recuos e avanços desenham ritmo à fachada, e demarcadas pela vegetação, abrigam o natural na morada. A escolha dos materiais também revela o movimento e a atenção aos detalhes, provocando um diálogo com o entorno ao aplicar o uso da madeira,  concreto e vidro.  

O conceito ainda exalta a diversidade do habitar na contemporaneidade ao apresentar duas generosas tipologias de apartamento, na base e no topo das torres com duplex e ao meio, do primeiro ao sexto pavimento, unidades padrão.

E no enlace entre orgânico e mineral a criação suscita o bem-estar, a pluralidade de usos em conexão com o entorno bruto da natureza em vigor do bairro do Paiva. 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Edifício Residencial Essenza

Cliente
Rio Ave

Localização
Boa Viagem – Recife – PE – Brasil

Arquitetura
Architects Office 🔗

General Director: João Vieira

Creative Director: João Vieira

Technical Director: Renata Cupini

Technical manager: Guilherme Fiorotto 

Creative Project leader: Rafael Igayara

Technical Project leader: Juliana Bandeira

3D: Thiago Buccieri

 

Categoria
Incorporação Residencial / Real Estate / Logements

Área
2 200 m²

Período
2021 – 2023

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE