Este projeto tem por base dois apartamentos praticamente simétricos localizados no Bairro de Picoas num edifício típico de uma Lisboa do início do Séc XIX.
A proposta de intervenção tem como objetivo renovar os apartamentos, sem perder a sua identidade e sem que para isso se ponha em causa a vivência contemporânea e a melhoria das características técnicas.
Em termos de materialidade a proposta assentou numa homogeneização dos espaços e num reforçar da identidade deste tipo de apartamentos, ao propor materiais típicos da época, como o pavimento de soalho de madeira, a pedra de Lioz e o azulejo manual. O espaço apesar de branco contrasta com todas as carpintarias verde pastel, cor típica da época e a chapa de latão pretende evidenciar, de uma forma quase cirúrgica, as incisões feitas nas paredes.
Em termos de configuração do espaço, propôs-se abrir a sala para a cozinha através de um vão circular, conferindo mais amplitude, cumprindo a premissa inicial de separar o espaço social do privado.
A representação poética do vão circular, em conjunto com o banco, permite a vivência do vão como um espaço de reflexão presente em alguns exemplos “art deco”, bem como o uso Hi-Tech inerente à vida contemporânea.
Projeto
Apartamentos na Latino Coelho
Localização
Lisboa, Portugal
Arquitetura
Manuel Tojal Architects
Fotografias
Francisco Nogueira
Fabricantes
Berker, Azulima, OFA, JNF.
Construção
Betalist
Área construída
85m2
Ano
2019