Dois desejos convivem nos futuros habitantes da casa: manter o carácter e nobreza que naturalmente irradiam da casa burguesa portuguesa e suprir as necessidades práticas de hoje.
Além das carpintarias trabalhadas, frisos ou outros elementos característicos, grande parte da essência reside nas proporções: relações entre janelas e espaço, transições entre espaços através de portas estreitas, articulações que contêm e sugerem esse ‘carácter’ tão apreciado nas casas portuguesas da primeira metade do séc.XX.
Como este, muitos dos edifícios da Lisboa pós Pombalina organizam-se em divisões junto às fachadas e à volta de um saguão, como segunda fonte de luz natural. Esta polarização dos espaços habitáveis obriga à existência de corredores interiores estreitos e escuros, gerando um conjunto altamente subdividido de divisões de pequenas dimensões.
A operação proposta para esta casa subverte esta lógica, deslocando a circulação para o centro (saguão), com mais amplitude e luz natural, e transformando o antigo corredor em antecâmaras que funcionam como pequenos closets para cada quarto. Esta operação permite que os quartos fiquem aliviados da necessidade de armazenamento, e as suas dimensões reduzidas se transformem em espaços desafogados. Junto à sala, uma operação similar transforma o corredor e as pequenas divisões interiores num escritório em permanente contacto visual com a sala.
O resultado descobre novas relações diagonais entre os espaços, aumentando a sensação de amplitude e recebendo sempre luz natural de mais de uma direção. Ainda assim, as proporções originais dos espaços, o seu carácter, está presente na nova distribuição mais livre e aberta.
A cobertura original do edifício, armazém escuro e diáfano, é reorganizada num novo apartamento prático e luminoso. A amplitude do novo espaço comum é potenciada pela introdução de um pátio que tira proveito das vistas desafogadas para a cidade.
Arquitectura
João Branco + Paula Del Río
Colaboradores
Gerson Rei
Estrutura / Águas e Esgotos
Em Branco, Engenharia
Preparação de Obra
Carolina Janeiro
Construção
FCK
Fotografia
Do mal o menos