Em pleno coração da cidade de Viseu, na Rua da Vitória, tivemos o privilégio de reabilitar um edifício de elevado interesse patrimonial, marcado por um passado rico e singular. Este projeto exigiu um equilíbrio entre a preservação do legado histórico e a criação de espaços modernos e funcionais, adequados às exigências da vida contemporânea.
O edifício, profundamente afetado por um incêndio, revelou-se um caso de reabilitação urbana, onde foi possível manter a essência da sua identidade original. O exterior foi cuidadosamente preservado, com especial atenção à conservação dos azulejos que narram a história do local, os desenhos das caixilharias que definem a sua personalidade arquitetónica, e os elementos decorativos em granito, que são uma marca da construção tradicional portuguesa.
O programa do edifício deu continuidade ao programa original de habitação coletiva. A intervenção incluiu a ampliação para os pisos superiores e a reabilitação da cobertura aproveitando o sótão para novos apartamentos.
O projeto deu origem a 10 apartamentos cuidadosamente desenhados, dos quais nove são tipologias T0 e T1, e um deles é um generoso T3. O espaço comercial foi também mantido no piso do rés-do-chão.
No interior, devido aos danos irreparáveis causados pelo incêndio, a intervenção foi integralmente nova. Tendo em conta a dimensão reduzida de grande parte das unidades habitacionais, a solução passou pela criação de espaços versáteis e otimizados, onde o design de interiores assumiu um papel fundamental.
Com uma abordagem contemporânea, foram desenhadas peças de mobiliário específicas para cada espaço, combinando funcionalidade e estética. Estas soluções personalizadas foram pensadas para maximizar o uso do espaço disponível, garantindo conforto e um design intemporal. Cada detalhe foi projetado para oferecer aos residentes um equilíbrio entre o charme histórico do edifício e a modernidade exigida pelos estilos de vida atuais.
Consideramos que, apesar do estado de conservação do edifício inicial, conseguimos que este se tornasse um exemplo de como a reabilitação pode respeitar o passado ao mesmo tempo que projeta o futuro, contribuindo para a renovação de áreas urbanas históricas e para a criação de uma cidade mais habitável.
https://www.facebook.com/FloretArquitectura
https://www.instagram.com/floret_arquitetura
https://www.ivotavares.net
https://www.facebook.com/ivotavaresstudio
https://www.instagram.com/ivotavaresstudio
Projeto
Localização
Viseu, Portugal
Arquitetura
Arquiteto responsável
Adriana Floret
Colaboração
Sara Inês Pires
Construtora
EMBEIRAL – Engenharia e construção S.A.
Engenharia
Cerne Projecto e Consultoria, Lda
Fotografias
Marca/Produto
Área total construída (m2)
Ano de conclusão da obra
2024