Aquário Rio Mora

Categorias: CulturaMuseus

O Aquário Rio Mora se localiza na cidade de Mora, na região de Alentejo, que tem sua economia baseada numa fraca atividade agrícola. Dada a necessidade da mudança na base económica da região para o turismo ecológico e lazer, a prefeitura lançou um concurso de projeto para a construção de um aquário que poderia, de algum modo, incorporar os paradigmas da biodiversidade da bacia ibérica.

Localizada dentro do parque ecológico de Gameiro, entre as plantações de oliveiras, a construção está afastada das atividades de pesca e lazer relacionadas ao rio. A topografia ondulante forma uma bacia na confluência dos cursos d’água. Implantando-se o aquário na borda da pequena lagoa, estabelece-se uma relação fundamental entre os programas temáticos e a presença da água.

Dado o forte sol de Alentejo e a necessidade de criar sombras, a construção foi concebida como um monólito compacto com cobertura em duas águas constituído a partir de pórticos pré-fabricados de concreto branco que cobrem vãos de 33 metros, evocando, assim, a imagem dos famosos estábulos de Alentejo conhecidos como “montes”.

Localizada sobre uma base maciça de concreto com uma escada e uma rampa de acesso integradas, a série de pórticos permite entrever uma série de caixas que contém o programa. No interior, os espaços de exposição tendem a ser escuros, minimizando o impacto dos raios UV e os reflexos na água, e permitindo a apreciação do fundo dos aquários. Os espaços vazios entre os programas e a série de pórticos não apenas geram perspectivas recortadas do exterior, mas também criam um promenade que culmina numa passarela sobre a lagoa que é, em si, uma exposição dos animais e plantas da região.

A exposição ao vivo, a principal atração do aquário, reproduz o habitat de diferentes regiões, o que permite exibir, lado a lado, várias espécies de plantas e animais. No subsolo, complexos sistemas garantem a estabilidade da temperatura da água, do ph, e do controle de qualidade em cada habitat. Neste sistema a água é obtida através de um poço, bombeada para um reservatório e reciclada aós o uso.

As caixas onde se localizam os programas recebem um acabamento de gesso polido sobre alvenaria, com esquadrias de madeira e aço. Com 2.000 m², o Aquário Rio Mora inclui mais de 500 espécies vivas e espera receber cerca de 200 mil visitantes por ano.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Aquário Rio Mora

Localização
Parque Ecológico do Gameiro, Mora, Alentejo, Portugal

Cliente
Câmara Municipal de Mora

Arquitetura
Promontório

Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG

Construtora
Teixeira Duarte, SA

Colaboradores
Cosestudi (Museu),
Henrique Cayatte (Designer Gráfico),
Pedro Salgado (Ilustração Científica),
Anyforms (Animação),
Y-Dreams (Multimedia)
Turnkey design-and-build river aquarium (Programação)

Área Construída
3000.0 m²

Área do Terreno
17 Hectares

Ano Projeto
2004 (concurso 1º lugar)

Ano de Construção
2007

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Prémios de Arquitetura BigMat’21

Mais informações »

Webinars Leca®

Inscreva-se!