ARde iMóvel

Categorias: Unifamiliar

O ARde iMóvel é um imóvel de 30m2 de implantação, totalmente equipado, que é móvel.

Assenta num conceito de produção industrial de arquitectura modular, de qualidade, que se reflecte numa imagem de marca forte e estabelece uma nova atitude em relação à contemporaneidade arquitetónica. A transposição do sistema de produção em série para a arquitectura, possibilita a redução dos custos de produção do iMóvel e permite adquirir o produto, pronto a habitar, num curto espaço de tempo.

As soluções ARde iMóvel criam possibilidades de usos distintos, com base numa estrutura técnica similar. Existem versões para habitação (T0), para residência temporária, para loft, para escritório / atelier ou para loja / galeria. Cada uma destas verões pode ter uma combinação de acabamentos e de equipamentos instalados que são adaptados às necessidades do cliente.

No interior, é eficiente, versátil, compacto e multifuncional, no exterior, beneficia das vantagens da estrutura resistente, impermeável e duradoura, com reduzida necessidade de manutenção, do contentor marítimo. São ainda, introduzidas melhorias térmicas, acústicas e ecológicas, com materiais e técnicas construtivas que optimizam os consumos e a qualidade do espaço interior. Serão também desenvolvidos sistemas autónomos de abastecimento e tratamento de águas e de produção de energia que poderão ser utilizado em alternativa aos sistemas convencionais.

Para que o consumidor possa usufruir das melhores condições de conforto, cada ARde iMóvel é acompanhado de um caderno que inclui as especificações técnicas dos materiais, dos sistemas e dos equipamentos utilizados e, as respetivas instruções de utilização e de manutenção.

Funciona em contexto de cidade, em contexto de campo e permite acrescentar unidades na lateral e empilhar na vertical até a um máximo de 6 pisos, sem estrutura adicional. Dada a facilidade de transporte dos contentores marítimos as soluções ARde iMóvel podem ser comercializáveis para o mundo inteiro.

Empilhando múltiplos ARde iMóvel, podem ser criadas residências de estudantes ou estabelecimentos hoteleiros em ambiente de cidade, com uma imagem singular, que proporcionam uma experiência de estadia completamente inovadora e com o melhor conforto. Esta experiência pode ser transposta também para espaços de campo, dispondo os ARde iMóvel em menor densidade e em harmonia com a natureza.

A utilização das diversas versões do ARde iMóvel em zonas de reconversão portuária poderá servir para revitalizar espaços privilegiados com a instalação de residências de artistas, galerias, ateliers e lofts para artistas ou jovens empreendedores em fase inicial de desenvolvimento e lançamento de projetos.

Poderá também ser muito útil e versátil, recorrer às soluções do ARde iMóvel para, por exemplo, em situações de catástrofe alojar os profissionais de saúde. De forma análoga, embora em contexto distinto, poderá ser igualmente útil para apoio a grandes eventos culturais e desportivos que decorrem em áreas fora das cidades.

Para tornar o projeto ARde iMóvel mais rentável e sustentável, quando possível, cada módulo pode ter uma publicidade no exterior, tal como já é comum nos contentores de transporte marítimo – no início poderá ser publicitado o projeto em questão.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
ARde iMóvel

Localização

Lisboa, Portugal

Arquitetura

ARde atelier

Responsável

Daniel Pinho

Ano
2012

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?