A presente intervenção refere-se ao Arranjo Urbanístico do Espaço Público do Bairro da Maceda, localizado na freguesia de Campanhã, concelho do Porto, com uma área total de cerca de 1.994 m².
Este projecto insere-se na estratégia global da Domus Social para a gestão, manutenção e conservação do parque de habitação pública do Município do Porto. Trata-se de uma intervenção com características especiais dada a sensibilidade e o cuidado que exige, no sentido de se promover, por um lado, a requalificação e revitalização urbana e ambiental do bairro em si e, por outro, a integração do conjunto habitacional e do seu espaço público com o tecido urbano envolvente.
Construído entre 1975 e 1977 (1.ª fase), o Bairro da Maceda surgiu no âmbito das operações S.A.A.L. (Serviço de Apoio Ambulatório Local) – Zona Norte, pela mão da brigada técnica constituída pelos arquitectos Alcino Soutinho, Manuel Mendes, Marta Oliveira, Pedro Cabral e Santos Leite.
A construção do bairro resultou da necessidade urgente de melhorar as condições habitacionais de moradores mal alojados, sem os deslocar da sua zona de residência, preservando, assim, a memória e a cultura local, e contribuindo para a consolidação de uma zona urbana então em expansão, ao impulsionar e justificar a abertura de novos arruamentos
Dos nove blocos habitacionais em banda originalmente previstos no projecto, apenas seis foram construídos, no final da década de 1970.
Em 2019, e após várias alterações, teve início o processo de conclusão do Bairro da Maceda, tendo o projecto dos três blocos habitacionais em falta sido elaborado pela arquitecta Andrea Soutinho. Neste momento, encontram-se em vias de conclusão as obras da segunda fase do bairro, cujo projecto procura dar continuidade às soluções e conceitos propostos no projecto inicial.
Apesar da relevância que o projecto do Bairro da Maceda assumiu no debate sobre a habitação económica, verifica-se, actualmente, que este se encontra descaracterizado e com alguns sinais de degradação, bem como uma perda da identidade e do carácter do lugar. Hoje, os principais problemas do bairro prendem-se com a descontinuidade da rede viária e pedonal, o estacionamento abusivo e a inadequação dos espaços públicos existentes.
O projecto de arranjo urbanístico do espaço público do Bairro da Maceda pretende dar continuidade ao conceito e imagem do projecto original, igualmente corroborados no projecto da segunda fase de conclusão dos blocos habitacionais.
Deste modo, o projecto assenta nos seguintes princípios gerais:
– continuidade com o projecto original do Bairro da Maceda;
– integração dos blocos habitacionais da segunda fase no conjunto do Bairro;
– criação de uma estrutura clara do espaço público através do desenho urbano assente na interpretação do lugar, do projecto original e das pré-existências ainda visíveis no local;
– redesenho do limite do Bairro junto à Travessa da Maceda e harmonização do projecto com as intervenções de requalificação no âmbito do “Programa Rua Direita”;
– definição de zonas de circulação partilhada, privilegiando a circulação pedonal face ao tráfego motorizado;
– criação de percursos pedonais acessíveis e de plataformas de acesso aos blocos de habitação;
– criação de áreas ajardinadas de recreio e lazer;
– emprego de materiais e equipamentos de qualidade, adequados às diferentes utilizações, que garantam conforto, durabilidade e fácil manutenção;
– Introdução de mobiliário urbano como bancos, papeleiras, etc.
Castro Natali, 2023
Projecto
Arranjo Urbanístico do Espaço Público do Bairro da Maceda
Cliente
Domus Social – Câmara Municipal de Porto
Localização
Porto, Portugal
Arquitectura
Castro Natali
Arquitectos Responsáveis
Alexandra Castro, Nicola Natali
Colaboradores
Beatriz Robalo, Cristiano Alves, Nuno Sarmento, Ruben Pinheiro, Rita Almeida
Paisagismo
Cláudia Gomes – Arquitectura Paisagista, Porto, Portugal
Estruturas
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Escavação e Contenção
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Hidráulica
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Gás
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Electricidade
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Telecomunicações
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Segurança Contra-Incêndios
SOPSEC – Serviços de Engenharia, V.N Gaia, Portugal
Levantamento Topográfico
Via Mapa, Serviços de Topografia, Vila do Conde, Portugal
Visualizações
© Castro Natali
Fotografia
© Castro Natali
Área de Construção
1.994 m2
Data do Projecto
2021-2023
Datas de Construção
2024-…















