Arruda 105

Arruda 105 é um projeto de reabilitação e ampliação de um edifício na Rua Cândido dos Reis, em Arruda dos Vinhos, que tem como objetivo a criação de uma habitação unifamiliar. Com base no programa proposto pelo dono de obra , a intervenção teve em consideração o estudo da pré-existência e a relação com a envolvente edificada de um dos eixos com maior importância no centro histórico de Arruda dos Vinhos.

O edifício pré-existente era composto por dois pisos e um terreno adjacente com uma configuração genericamente retangular, no sentido nascente-poente. A construção existente, constituída por dois pisos, tinha já a cota de acesso principal ao nível da rua Cândido dos Reis, estando o terreno existente a cerca de quatro metros acima da cota do piso térreo. O edifício era composto no piso zero por uma arrecadação, uma loja e o acesso à habitação – que se localiza no primeiro piso – na porta 105. O edifício encontrava-se em elevado estado de degradação, à exceção da fachada principal, e não cumpria os requisitos legais e regulamentares em vigor atualmente.

De forma a albergar o novo programa, foi considerada a demolição do edificado, preservando a fachada para a rua Cândido dos Reis, e foi proposta uma solução que se baseava em três focos principais que deram origem ao desenho: distribuição do programa solicitado de forma funcional, criação de uma lógica nos acessos e circulações interiores e melhoria das condições de salubridade da habitação.

A resposta aos três pontos principais referidos, surge naturalmente ao propor criar dois vazios a meio do lote com o objetivo de localizar as circulações verticais, e ao mesmo tempo oferecer luz e ventilação, principalmente ao nível do piso 0, onde estas eram débeis. A circulação do interior da casa é feita de forma circular, para que fosse possível aceder aos diferentes pisos, que foram criados para combater o desnível que se assumia, originalmente, entre a cota da rua principal de acesso à moradia e o jardim existente. Desta forma, as circulações interiores foram o motor para a distribuição dos espaços, não só em horizontal, como verticalmente. O outro vazio é proposto já no exterior da habitação, entre o jardim e a moradia, de forma a oferecer mais luz e ventilação ao nível do piso 0, que antes se encontrava maioritariamente enterrado. Este espaço permite ainda criar uma zona exterior em continuidade entre sala de jantar, cozinha e lavandaria. O espaço exterior é proposto, conforme existente, ao nível do primeiro piso, e alberga um espaço de jardim, uma piscina e ainda uma I.S. exterior e um espaço de arrumação. Sobre estes dois espaços é criado um acesso direto à cota exterior da moradia, permitindo desta forma que a casa tenha um acesso pelo caminho existente nas traseiras.

O Arruda 105 é um projeto que, a partir de um gesto simples de desenho, dialoga de uma forma natural com o local onde se insere, ao mesmo tempo que potencia as qualidades do mesmo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Arruda 105

Localização
Rua Cândido dos Reis, nº 105, Arruda dos Vinhos

Arquitetura
FMJPC Architecture and Design

Arquiteto responsável
João Pedro Cavaco

Equipa

Filipa Menino

João Pedro Cavaco

Cristiana Gama

Fabricantes
1. EFAPEL
2. Maria Menino Interiores
3. HEWI
4. Cinca
5. Bruma

Fotografias
Nuno Almendra

Área total construída (m2)
596 m2

Ano de conclusão da obra
2021

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?