Atelier das Artes 16

Tratava-se de um espaço no interior de uma vila, construída na primeira década do século XX, e destinada à habitação operária situado na Travessa da Pereira, na pitoresca Graça em Lisboa.

Uma conclusão imediata é que o espaço em causa requer uma imagem contundente e ao mesmo tempo equilibrada.

Portanto, a missão para o Atelier das Artes 16 seria a de atribuir uma identidade suficientemente arrojada para provocar novas atmosferas e sensações mas com a harmonia de conjunto necessária à estabilidade criativa e à diversidade desses mesmos processos nas variantes artísticas a receber no espaço.

Por isso, identificar o valor real já existente no espaço torna-se fundamental. Respeitámos o pavimento e as paredes periféricas existentes, mas criámos múltiplos volumes em madeira colorida e blocos de vidro, que contêm serviços dentro do próprio espaço. Estes volumes estão articulados e orientados, não só para potenciar as zonas livres de trabalho, mas também para equilibrar uma estrutura, que, embora transparente, é densa, por ser em ferro cru e vidro, sobre um palco metálico totalmente construído em barras de ferro sem acabamento.

Dada a natureza do projecto, queríamos experimentar algo novo na nossa arquitectura, algo que trouxesse um aspecto característico, artesanal e único como uma escultura. Um espaço onde podemos sentir a verdade dos materiais, quer por escavação e subtracção da matéria, quer por acumulação de elementos.

Esta abordagem dialética ultimou o conceito do Atelier das Artes 16 como uma experimentação, fazendo dele um espaço intemporal e poético, onde os materiais, respectivas modelações ou desenhos, filtram a luz de forma tão diversa que o tornam mutante. A vibração de luz e sombra dá-lhe um resultado pleno de ambiências, nada monótono e muito inspirador ao trabalho criativo sublimando assim o futuro propósito deste Atelier das Artes.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Ateliê das Artes 16

Localização
Graça . Lisboa . Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
MMVARQUITECTOS

Colaboradores
N. Zakrzewska (projecto, visualizações) M. Cordeiro (gráfico)

Fotografia
© Ricardo Oliveira Alves

Área
370 m2

Data
2020

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.