Atelier Pedra Líquida

O espaço amplo onde se instalou o atelier Pedra Líquida foi construído no início do século XX para albergar pequenas actividades industriais, típicas do centro do Porto, como uma Tipografia e uma Oficina de Artes Gráficas, entretanto desactivadas.

Dessa ocupação anterior, distribuída por dois lotes geminados, restam algumas memórias: o open-space, outrora repleto por rotativas em permanente labor, algumas chapas de impressão, placas com avisos curiosos aos empregados e belos contadores em madeira.

Essas memórias não se perderam totalmente, uma vez que o novo projecto evoca essa condição precedente, mantendo as graníticas fachadas principais, em estilo deco, mas também alguma da flexibilidade espacial interna.

A antiga Tipografia (lote esquerdo) será futuramente ocupada por uma pequena unidade hoteleira com 10 quartos – a Tipografia do Conto – cuja organização evoca a divisão industrial precedente, marcada por duas alas de laboração com um pátio-saguão no centro.

A antiga Oficina das Artes Gráficas (lote direito) alberga, no seu primeiro piso, o novo Atelier Pedra Líquida, ao qual se acede, a partir da rua, por uma escada “de tiro” preexistente.

Esta culmina na receção, área que divide os dois espaços principais do Atelier – a sala de reuniões, antigo escritório da Oficina, e a sala de trabalho, antiga área de “artes finais” deste pequeno complexo industrial.

Na primeira sala, mantiveram-se as paredes rebocadas, os tectos estucados e as divisórias em madeira. Na segunda, “descarnaram-se” as paredes e os tectos, desvelando antigos métodos construtivos, visíveis nas superfícies de pedra aparelhada e nos ripados de tabique remanescentes.

A estas reminiscências juntam-se agora elementos “reciclados”, como armários e portadas aproveitadas de outras obras.

A dividir as duas salas, desenhou-se um novo volume “solto” das paredes e tectos, forrado a azulejo, o qual contém todos os espaços necessários ao funcionamento do Atelier: casa de banho, cozinha e economato.

Embora bem definidas, todas estas valências comunicam entre si, resgatando a ampla dimensão de um espaço que, outrora, viveu uma outra actividade “oficinal”.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Atelier Pedra Líquida

Localização
Rua Álvares Cabral, 22, Porto, Portugal

Cliente
Pedra Líquida

Arquitetura
Pedra Líquida

Fotografias
Alberto Plácido

Ano
2018

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal