Premiado com o 2º lugar, ATLAS é uma proposta da MASSLAB para habitação acessível.
A área de intervenção localiza-se na Avenida do Belo Horizonte, em Setúbal, inserida entre o Parque da Bela Vista e uma encosta com uma topografia bastante acentuada que permite simultaneamente vistas para o parque e estuário do Tejo.
A envolvente próxima do terreno integra um conjunto de blocos de habitação que obedecem a uma malha urbana regular e definida. Com o objetivo de atenuar a discrepância entre as periferias e o centro da cidade, a proposta assegura a criação de programas e espaços alternativos que englobem as comunidades locais, sem as segregar entre si.
Atlas é uma coleção de espaços partilhados que procuram unir em vez de separar. A redução de pontos de encontro nas cidades e a falta de espaço exterior das casas torna cada vez mais importante que o novo edificado se posicione entre o construído e o natural.
A proposta de intervenção tem como principal objetivo relacionar a volumetria requerida com uma envolvente pouco densa que engloba o parque e a encosta. A proposta sugere a criação de três quarteirões fragmentados, cujos vazios resultantes permitem explorar diferentes perspectivas e enfiamentos urbanos que não existiriam se a solução correspondesse a um desenho mais rígido que reunisse o programa num só volume.
A topografia natural do terreno e o seu contacto com a rede viária, fundamentam a opção da criação de uma diferença de cota de três metros entre cada um dos três quarteirões. Cada quarteirão forma um logradouro que, além de permitir a iluminação e ventilação natural nas habitações, aumenta a porosidade do espaço publico criado no piso térreo. Por outro lado, a forma como os blocos são colocados aumenta a porosidade do espaço público criado ao nível do solo, espaços onde programas e actividades são sugeridos nos diferentes pátios que podem ser facilmente activados ou transformados em outras funções.
Baseada numa estrutura modular pré-fabricada, que permite a rápida montagem e a redução de custos e recursos, tornando a proposta mais sustentável, o projeto ATLAS conta com 212 fogos. As tipologias desenvolvem-se a partir de um módulo altamente flexível que é repetido e adaptado às necessidades de cada família, dado que revelam uma simplicidade na organização funcional interior.
https://www.facebook.com/masslab/
https://www.instagram.com/mass_lab/
https://www.linkedin.com/company/mass-lab/
https://www.adfconsultores.com/pt/
https://www.ohland.pt/
https://barbar.ro/
Projeto
ATLAS
Localização
Cliente
Câmara Municipal de Setúbal
Arquitetura
Arquitetos Responsáveis
Engenharia
Landscape
Área
Tipo
Concurso
Programa
Habitação
Ano
2022