ATLAS

Premiado com o 2º lugar, ATLAS é uma proposta da MASSLAB para habitação acessível.

A área de intervenção localiza-se na Avenida do Belo Horizonte, em Setúbal, inserida entre o Parque da Bela Vista e uma encosta com uma topografia bastante acentuada que permite simultaneamente vistas para o parque e estuário do Tejo.

A envolvente próxima do terreno integra um conjunto de blocos de habitação que obedecem a uma malha urbana regular e definida. Com o objetivo de atenuar a discrepância entre as periferias e o centro da cidade, a proposta assegura a criação de programas e espaços alternativos que englobem as comunidades locais, sem as segregar entre si.

Atlas é uma coleção de espaços partilhados que procuram unir em vez de separar. A redução de pontos de encontro nas cidades e a falta de espaço exterior das casas torna cada vez mais importante que o novo edificado se posicione entre o construído e o natural.

A proposta de intervenção tem como principal objetivo relacionar a volumetria requerida com uma envolvente pouco densa que engloba o parque e a encosta. A proposta sugere a criação de três quarteirões fragmentados, cujos vazios resultantes permitem explorar diferentes perspectivas e enfiamentos urbanos que não existiriam se a solução correspondesse a um desenho mais rígido que reunisse o programa num só volume.

A topografia natural do terreno e o seu contacto com a rede viária, fundamentam a opção da criação de uma diferença de cota de três metros entre cada um dos três quarteirões. Cada quarteirão forma um logradouro que, além de permitir a iluminação e ventilação natural nas habitações, aumenta a porosidade do espaço publico criado no piso térreo. Por outro lado, a forma como os blocos são colocados aumenta a porosidade do espaço público criado ao nível do solo, espaços onde programas e actividades são sugeridos nos diferentes pátios que podem ser facilmente activados ou transformados em outras funções.

Baseada numa estrutura modular pré-fabricada, que permite a rápida montagem e a redução de custos e recursos, tornando a proposta mais sustentável, o projeto ATLAS conta com 212 fogos. As tipologias desenvolvem-se a partir de um módulo altamente flexível que é repetido e adaptado às necessidades de cada família, dado que revelam uma simplicidade na organização funcional interior.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

ATLAS

 

Localização

Avenida do Belo Horizonte, Setúbal, Portugal

 

Cliente

Câmara Municipal de Setúbal

 

Arquitetura

MASSLAB

 

Arquitetos Responsáveis

Diogo Sousa Rocha, Duarte Ramalho Fontes, Lourenço Menezes Rodrigues

Engenharia

AdF – Adão da Fonseca

 

Landscape

 

3D Images 

Barbar

 

Área

28.838 m2

 

Tipo

Concurso

 

Programa

Habitação

 

Ano 

2022

VÍDEOS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE