Bait Arpoador

Bait Arpoador – Exaltando o virtuoso encontro entre a natureza e o urbano da cidade do Rio de Janeiro a partir de uma estrutura pré-existente reformulada, evoca-se o ARPOADOR, projeto assinado por Greg Bousquet, um dos fundadores da Triptyque Architecture, hoje à frente da agência ARCHITECTS OFFICE

Localizado entre a praia do Arpoador e Copacabana, o terreno se deu em um lugar privilegiado, dado sua disposição estratégica na malha do Rio entre a abundante paisagem litorânea e a urbe efervescente. A área pré-habitada por um embasamento de estruturas não-convencionais para edifícios de moradia, foi o ponto de partida para desenvolver o projeto.

O conceito concebe a etimologia “coexistir”, evocando o mesmo princípio de organismos vivos que nascem, integram e se moldam ao pré-existente, dando nova vida ao território. Assim, elevam-se duas torres de distintas, porém complementares características, derivadas de uma base comum. 

No embasamento das edificações, as três lajes existentes foram reconfiguradas para abrigar espaços de atividades diversas, com generosas áreas comuns que suscitam o encontro. O estacionamento também foi posicionado na estrutura adaptada.

O projeto foi permeado pelo diálogo fluido com o entorno. Logo, ainda no térreo, o paisagismo que adentra a edificação inspira orgânicas formas e elementos primordiais da área, como a água em um espelho d’água sinuoso e provocante. 

Nas edificações, as duas torres evidenciam a poética do conceito ao apresentar duas propostas que coexistem em harmonia. A torre refúgio com vista para o mar, abarca uma volumetria destacada pelas linhas horizontais, com grandes varandas desencontradas, permitindo uma maior privacidade e enquadramento da vista. As lajes foram demarcadas por jardineiras perimetrais com espécies vegetais que se sobrepõem à fachada, em alusão aos morros esverdeados do horizonte da cidade. O programa foi voltado para moradias familiares, com 4 suítes e áreas internas generosas, como um recanto em meio a natureza.

A torre urbana por sua vez, com vista para a cidade, revela uma volumetria singular destacada pelas linhas verticais, em uma edificação longilínea delineada por fechamentos porosos e adaptáveis. Aqui, estúdios com enfoque no público jovem e solteiro foram posicionados, a fim de propor um empreendimento completo em sinergia com a dinâmica da população carioca.

O Arpoador corresponde à contemporaneidade do habitar e suas democráticas maneiras de morar, dando vazão às necessidades locais e globais para edifícios residenciais.  E desenvolve a sustentabilidade, ao requalificar o entorno dando novos e melhores usos à estrutura antiga. 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Bait Arpoador

Cliente
BAIT

Localização
Arpoador – Rio de Janeiro – RJ –  Brasil

Arquitetura
Architects Office 🔗  Triptyque Architecture

General Director: João Vieira

Creative Director: Sávio Jobim

Technical Director: Renata Cupini

Creative Project leader: Olivia Medeiros

Technical Project leader: Bianca Cillo

Achitect: Luiza Lense, Flavia Groba

Director of photography: Thiago Buccieri

3D: Gabriel Correa / Evandro Nunes

 

Categoria
Incorporação Residencial / Real Estate / Logements

Período
2021 – 2023

 

PDFS

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE