Banco Borges & Irmão

A história do projeto do Banco Borges & Irmão mostra como a preocupação central de um espaço  interruptor atravessa as sugestões inteiras. Até o último momento Siza deixou em aberto a possibilidade de mudança. No projeto final, todas as ideias de design do espaço pode ser lido, com quem ele tem experimentado durante o desenvolvimento do edifício.O Banco está situado em uma estrutura de pedra , que é determinada por edifícios monumentais feitas de alvenaria em estuque e granito no centro histórico de Vila do Conde. Um plano de uso da terra que precedeu este projecto tinha , a área ser fundamentalmente redesenhado . Ele viu uma nova praça entre os jardins das casas , que devem ser acessíveis a partir de uma estrada igualmente novo. A trama alongada na Rua 25 de Abril é agora contra a , praça do mercado retangular arborizada , o que está previsto como um novo centro cultural da cidade neste novo lado da luz subindo estrada que leva para o centro de um bloco enorme. O banco , na esquina de um cruzamento, em um reforço , semelhante em Oliveira de Azemeis – Assim fica o prédio – que só poderia surgir a partir da demolição do estoque existente. O local e toda a área é dominada principalmente pela Igreja Matriz e o Mosteiro de Santa Clara. Assim, o Banco também tem importante função urbana e efeito.
Siza traduz a tradição do edifício histórico local para o presente: o contraste entre as grandes áreas envidraçadas e as pesadas ​​paredes sólidas , o puritanismo prismático e a cor branca é uma adição visualmente atraente. No entanto , o volume do banco é adaptado está na estrada principal do resto da massa do edifício, e, portanto, o Borges & Irmão Banco também integra-se não menos tão bom no conjunto de edifícios em torno de um – a despeito de sua aparência “alien” . É este estilo de contraste consciente com o meio ambiente que permite que a arquitetura de Siza para construir um relacionamento para o centro da cidade. Toda a obra cria um composto de normas , que entra em um diálogo com a estrutura urbana e os monumentos circundantes e ao mesmo efeito de distanciamento tempo nesses relacionamentos. Esta ambivalência corresponde ao edifício e seu espaço cultural dentro da cidade. Siza editado a estrutura básica anterior desta trama estreita, os cobriu com suas idéias formais e implementou uma nova linguagem arquitetónica, mas sempre tem a tradicional, relacionada ao caráter situacional.
O edifício tem fundamentos racionais; os espaços interiores e as escadas que ligam sublinham isso, independentemente da mesa a opção atraente dos  perfiladas tetos, as paredes exteriores e da rampa. O Banco de Vila do Conde é um de uma série projetada edifícios bancários. Ele fornece uma espécie de antologia de notas formais e metodológicas sobre obras anteriores de Siza . Isso leva as preocupações geométricas funcionais e formais , que foram pronunciadas pela primeira vez já no banco em Oliveira de Azemeis , de forma consistente. Neste projeto, Siza vem tentando trazer de volta o seu vocabulário através do uso de volume elementar e superfícies lisas no essencial. A complexidade é alcançado por um acúmulo incomum verschiedeneer subjects.Only espacial e figurativa um pouco do interior do banco é revelado para o mundo exterior, mas só um pouco do interior permanece completamente privado. Todos os níveis são visualmente conectados uns aos outros , que lembra o Villa Cartago por Le Corbusier. O resultado é uma densidade extraordinária, espaço eventos criativos visualmente impressionantes. Apesar de sua menor escala, o projeto com a comunidade maior e monumentos religiosos dos rivais da cidade.
O edifício é constituído por um bloco principal cercado por rampas, escadas e passagens. Os cantos arredondados dá a impressão de que , se não fosse por quatro, mas duas fachadas contínuas. Estes são muito diferentes. A fachada noroeste é suave e formas com as janelas, o revestimento de mármore e gesso branco um todo. A fachada sudeste é animado por uma rampa, uma escada, um retrocesso parede envidraçada , um canto de vidro fechado do piso superior , um elevador tranparenten que leva ao longo de toda a altura do edifício. A transparência da parede de vidro permite detectar o sistema de movimento no interior do edifício significativamente . O revestimento de mármore senta no lado de fora do edifício na parede , continuando os passos e o lado do disposta para fora stairs.The chão de mármore do átrio público no edifício é continuada até que o lado de fora.
O interior do edifício é determinada por uma série de efeitos surpreendentes que parecem estar as propriedades estáticas de um design ortogonal em conflito -, mas não é verdade. Isso inclui o arredondamento dos cantos , o movimento de público ao longo da mudança para as escadas , a assimetria das superfícies vidradas , os movimentos divergentes do teto e os diferentes revestimentos de parede. Siza já entregou um projeto quase perfeito por vários projetos anteriores e do tempo de planejamento de longo e cuidado para a conclusão.
O grupo Borges & Irmão tenta encomendando renomado arquiteto seus ramos para dar uma aparência de definição. Ao invés de fazer motivos ou cores como outras corporações recorrentes – a chamada identidade corporativa – quer apresentar -se através do patrocínio de arquitetura de alta qualidade no público e, assim, manifestar a sua imagem estes associação bancária . Edifício de Siza cria essa exigência de forma brilhante funcional e estético.

A esta obra foi atribuída o Premio Mies Van der Rohe, em 1988

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FICHA TÉCNICA

Projeto
Banco Borges & Irmão

Localização
Vila do Conde, Portugal

Arquitetura
Álvaro Siza

Assistentes de Projeto
Miguel Guedes de Carvalho, Eduardo Souto de Moura, Maria Manuela Sambade, Nuno Ribeiro Lopes, Luiza Penha

Fotografias
FG+SG

Ano do Projeto
1969

Ano de  Construção
1980-86

Galeria
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