Bar & Pavilhão Belém

A frente marítima de Lisboa constitui um lugar de excelência paisagística usado para enumeras atividades profissionais e de lazer. Na área de Belém, a confluência de lugares turísticos e culturais atrai uma imensa quantidade de visitantes para os quais se torna indispensável a existência de equipamentos de apoio.

O bar/esplanada constrói-se como um Pavilhão de jardim, uma ossatura em betão aparente pintado, sob a qual se definem as áreas de utilização.

De forma a contrariar a ideia de espaço encerrado com esplanada em extensão informal, esta construção abriga tanto o pequeno espaço encerrado com 60m² como também as duas áreas de esplanada, que juntas perfazem 100m².

Os diferentes espaços podem funcionar como um único, contínuo, já que os limites envidraçados entre dentro e fora desaparecem quando recolhidos em absoluto.

A geometria do pavilhão e o sistema construtivo permitem, a um só tempo, um ambiente aberto sobre o rio e uma atmosfera íntima sob a cobertura.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Bar & Pavilhão Belém

Localização
Belém, Lisboa

Cliente
Associação Turismo de Portugal

Arquitetura
Bak Gordon

Arquiteto responsável
Ricardo Bak Gordon

Áreas
170 m2 de construção (+ 70 m2 em cave)

Ano
2020

Fotografias
Francisco Nogueira

Fabricantes
Saint-Gobain, Primus Vitória, Marmore Extremoz, DELABIE, Duravit, Zangra, CIN, Sunflex

Colaboração
Luís Pedro Pinto, José Pedro Cano, Maria Manuel Barreiros, Walter Perdigão, Nuno Costa, Daniela Cunha

Especialidades
Afaconsult (Fundações, Estruturas e Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Telecomunicações, Segurança, Acústica e Térmica)

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal