Barracas 69

Barracas 69 – Com mais de 100 anos e, partindo do sistema usual para a época, do tipo gaioleiro, foi realizada uma profunda obra de reabilitação do edifício para preservar o que ainda é possível recuperar e valorizar a sua arquitetura.

Devido ao seu estado devoluto, foi necessário demolir todo o miolo interior de modo a devolver as condições de segurança estrutural e salubridade, mas sempre com o objetivo de manter o caráter do edifício e estrutura habitacional pré-existente, bem como os materiais e elementos decorativos que ligam o mesmo à sua época e à história.

Com o propósito de melhorar a habitabilidade do piso de águas furtadas, manteve-se uma única água na cobertura que alinha pela inclinação do vizinho e replica os 3 vãos inferiores, transformando-se em janelas “amansardadas”. Ainda no alçado principal, recuperou-se a porta de madeira de entrada, por este ser um elemento singular que importava preservar.

No interior, perante a necessidade de se reconstruir a caixa de escadas seria vantajoso, mantendo o mesmo desenho e dimensões, rodar este núcleo a 90º e encostar à parede tardoz, de forma a libertar a maior área possível na frente do edifício, sendo a única com janelas. Desta forma, é possível obter compartimentos mais funcionais, equilibrados e com maior incidência de luz natural.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Barracas 69

Localização
Rua das Barracas 69, Lisboa, Portugal

Uso
Habitação

Arquitetura
Pedro Carrilho Arquitectos

Fotografias
Francisco Nogueira

3D
D22

Área
235 m²

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE