Acede-se ao edifício da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola por entre o conjunto de palmeiras que estruturam a renovada Praça da República, agora expurgada de todos os elementos ruidosos e conflitantes, que aqui foram removidos na busca de uma ordem mais pacificada.
É esta praça o lugar central da cidade e o epicentro de ligação entre o Jardim Municipal, a sudoeste, e o Jardim das Laranjeiras, a nascente. O novo edifício forma parte da praça e – pela sua escala e programa – constitui-se como um elemento de referência colocado em contraponto ao contínuo urbano. Interessa-nos, nesse sentido, tornar clara, sólida e identificável a natureza do edifício e incluir o equipamento na malha de percursos, promovendo a continuidade entre o adro que a praça desenha e os espaços interiores que lhe sucedem.
Entra-se através de um claustro, que se estabelece como a sala principal do conjunto e que constrói a pausa que antecede a função, o momento em que o movimento amaina e o ruído é substituído pelo delicado som da água corrente que, na fonte, assinala a chegada. As galerias dispostas em redor do páteo central de acolhimento geram percursos que promovem uma gradual adequação de escala, suscitando a protecção e a sombra, pautando o percurso que circunda o terreiro de saibro e o jacarandá que aí se acha plantado. Pela sua natureza e escala, este espaço geometricamente firmado no conjunto urbano, determina o lugar de fundação e proporciona a ocorrência dos mais diversificados eventos, complementando e alargando o âmbito de acção do programa de referência, que aqui gravita em torno deste grande recinto aberto ao céu – em baixo o espaço de recepção, as áreas comuns para exposições e apresentações e a sala de leitura de crianças; em cima as áreas do arquivo e a sala de leitura de adultos, que abre para uma varanda sobranceira à praça para onde devolve o olhar antes experimentado.
O conjunto, na sua abstracta forma de paredes grossas e meridional brancura, procura guardar o mistério e construir percursos de descoberta, à semelhança dos livros que encerra.
Projeto vencedor dos Prémios FAD 2022 (cidade e paisagem)
https://www.instagram.com/pedro_domingos_arquitectos
https://www.facebook.com/Pedro-Domingos-Arquitectos-291896007561479
https://www.matosgameiro.com
https://www.facebook.com/pedromatosgameiro
https://www.instagram.com/matosgameiroarquitectos
http://www.francisconogueira.com
Projeto
Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola
Localização
Grândola, Portugal
Cliente
Câmara Municipal de Grândola
Arquitetura
Pedro Domingos (Pedro Domingos arquitectos ?)
Pedro Matos Gameiro (Matos Gameiro arquitectos ?)
Colaboradores
Paulo Dias, João Varela, João Carlos Lopes, Raquel Pereira, Abílio Silva, Pedro Gonçalves,
Estruturas
Fernando Rodrigues (Alves Rodrigues & Associados) www.ara.pt
Eletricidade e telecomunicações
Luís Mira (Ohmsor ?)
Segurança contra incêndios
Luís Mira (Ohmsor ?)
Instalações mecânicas
Guilherme Carrilho da Graça
Pedro Paredes (Natural Works)
Águas e esgotos
João Guimarães
Paisagismo
Leonor Cheis (NPK arquitectos paisagistas associados ?)
Medições e orçamentos
Ana Cotrim (Tribato ?)
Empreiteiro
Habitâmega
Fotografias
Datas do projeto
2012/2016-2021