Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

Acede-se ao edifício da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola por entre o conjunto de palmeiras que estruturam a renovada Praça da República, agora expurgada de todos os elementos ruidosos e conflitantes, que aqui foram removidos na busca de uma ordem mais pacificada.

É esta praça o lugar central da cidade e o epicentro de ligação entre o Jardim Municipal, a sudoeste, e o Jardim das Laranjeiras, a nascente. O novo edifício forma parte da praça e – pela sua escala e programa – constitui-se como um elemento de referência colocado em contraponto ao contínuo urbano. Interessa-nos, nesse sentido, tornar clara, sólida e identificável a natureza do edifício e incluir o equipamento na malha de percursos, promovendo a continuidade entre o adro que a praça desenha e os espaços interiores que lhe sucedem.

Entra-se através de um claustro, que se estabelece como a sala principal do conjunto e que constrói a pausa que antecede a função, o momento em que o movimento amaina e o ruído é substituído pelo delicado som da água corrente que, na fonte, assinala a chegada. As galerias dispostas em redor do páteo central de acolhimento geram percursos que promovem uma gradual adequação de escala, suscitando a protecção e a sombra, pautando o percurso que circunda o terreiro de saibro e o jacarandá que aí se acha plantado. Pela sua natureza e escala, este espaço geometricamente firmado no conjunto urbano, determina o lugar de fundação e proporciona a ocorrência dos mais diversificados eventos, complementando e alargando o âmbito de acção do programa de referência, que aqui gravita em torno deste grande recinto aberto ao céu – em baixo o espaço de recepção, as áreas comuns para exposições e apresentações e a sala de leitura de crianças; em cima as áreas do arquivo e a sala de leitura de adultos, que abre para uma varanda sobranceira à praça para onde devolve o olhar antes experimentado.

O conjunto, na sua abstracta forma de paredes grossas e meridional brancura, procura guardar o mistério e construir percursos de descoberta, à semelhança dos livros que encerra.

 

Projeto vencedor dos Prémios FAD 2022 (cidade e paisagem)

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

 

Localização

Grândola, Portugal

 

Cliente

Câmara Municipal de Grândola

 

Arquitetura

Pedro Matos Gameiro (Matos Gameiro arquitectos 🔗)
Pedro Domingos (Pedro Domingos arquitectos 🔗)

Colaboradores

Paulo Dias, João Varela, João Carlos Lopes, Raquel Pereira, Abílio Silva, Pedro Gonçalves,

 

Estruturas

Fernando Rodrigues (Alves Rodrigues & Associados) www.ara.pt

 

Eletricidade e telecomunicações

Luís Mira (Ohmsor 🔗)

 

Segurança contra incêndios

Luís Mira (Ohmsor 🔗)

 

Instalações mecânicas

Guilherme Carrilho da Graça
Pedro Paredes (Natural Works)

 

Águas e esgotos

João Guimarães

Paisagismo

Leonor Cheis (NPK arquitectos paisagistas associados 🔗)

 

Medições e orçamentos

Ana Cotrim (Tribato 🔗)

 

Empreiteiro

Habitâmega

 

Fotografias

Francisco Nogueira 🔗 

 

Datas do projeto

2012/2016-2021

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?