Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

Acede-se ao edifício da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola por entre o conjunto de palmeiras que estruturam a renovada Praça da República, agora expurgada de todos os elementos ruidosos e conflitantes, que aqui foram removidos na busca de uma ordem mais pacificada.

É esta praça o lugar central da cidade e o epicentro de ligação entre o Jardim Municipal, a sudoeste, e o Jardim das Laranjeiras, a nascente. O novo edifício forma parte da praça e – pela sua escala e programa – constitui-se como um elemento de referência colocado em contraponto ao contínuo urbano. Interessa-nos, nesse sentido, tornar clara, sólida e identificável a natureza do edifício e incluir o equipamento na malha de percursos, promovendo a continuidade entre o adro que a praça desenha e os espaços interiores que lhe sucedem.

Entra-se através de um claustro, que se estabelece como a sala principal do conjunto e que constrói a pausa que antecede a função, o momento em que o movimento amaina e o ruído é substituído pelo delicado som da água corrente que, na fonte, assinala a chegada. As galerias dispostas em redor do páteo central de acolhimento geram percursos que promovem uma gradual adequação de escala, suscitando a protecção e a sombra, pautando o percurso que circunda o terreiro de saibro e o jacarandá que aí se acha plantado. Pela sua natureza e escala, este espaço geometricamente firmado no conjunto urbano, determina o lugar de fundação e proporciona a ocorrência dos mais diversificados eventos, complementando e alargando o âmbito de acção do programa de referência, que aqui gravita em torno deste grande recinto aberto ao céu – em baixo o espaço de recepção, as áreas comuns para exposições e apresentações e a sala de leitura de crianças; em cima as áreas do arquivo e a sala de leitura de adultos, que abre para uma varanda sobranceira à praça para onde devolve o olhar antes experimentado.

O conjunto, na sua abstracta forma de paredes grossas e meridional brancura, procura guardar o mistério e construir percursos de descoberta, à semelhança dos livros que encerra.

 

Projeto vencedor dos Prémios FAD 2022 (cidade e paisagem)

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola

 

Localização

Grândola, Portugal

 

Cliente

Câmara Municipal de Grândola

 

Arquitetura

Pedro Matos Gameiro (Matos Gameiro arquitectos ?)
Pedro Domingos (Pedro Domingos arquitectos ?)

Colaboradores

Paulo Dias, João Varela, João Carlos Lopes, Raquel Pereira, Abílio Silva, Pedro Gonçalves,

 

Estruturas

Fernando Rodrigues (Alves Rodrigues & Associados) www.ara.pt

 

Eletricidade e telecomunicações

Luís Mira (Ohmsor ?)

 

Segurança contra incêndios

Luís Mira (Ohmsor ?)

 

Instalações mecânicas

Guilherme Carrilho da Graça
Pedro Paredes (Natural Works)

 

Águas e esgotos

João Guimarães

Paisagismo

Leonor Cheis (NPK arquitectos paisagistas associados ?)

 

Medições e orçamentos

Ana Cotrim (Tribato ?)

 

Empreiteiro

Habitâmega

 

Fotografias

Francisco Nogueira ? 

 

Datas do projeto

2012/2016-2021

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»