BLU Hotel

Categorias: Hotéis

Reabilitação de Prédio de Habitação e Comércio construído no século XIX  para a Companhia de Seguros Ultramarina, transformando-o em Hotel, localizado na zona histórica do Porto, classificada como Património Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

O projecto teve respeito por todos os elementos patrimoniais que definem e caracterizam o edifício, sendo que sempre que possível foram aproveitados e potenciados, como a fachada principal e algumas madeiras do interior. Previu uma melhoria do conforto térmico, acústico e das acessibilidades, introduzindo-se novas caixilharias, novos isolamentos e uma nova escada que substitui as duas existentes anteriormente, articulando as comunicações verticais num único ponto no centro do edifício, tendo-se ainda acrescentado um elevador. Não foi no entanto indissociável à adaptação ao novo programa de Hotel, tendo existido uma total reformulação das divisões interiores e tendo havido um claro intuito de marcar a época da sua intervenção.

 

A cor azul que deriva da filosofia “BLU” aplicada a todo o edifício, foi utilizada no interior e no exterior através de pintura e micro-cimento, sendo apenas pontuada pela madeira dos pavimentos, alguma reaproveitada da construção original e por novos elementos em preto.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

BLU

 

Localização
Porto, Portugal

 

Arquitetura
dEMM arquitectura

 

Arquiteto Responsável
Paulo Fernandes Silva

 

Colaboração
Isabela Almeida Neves, Diana Fernandes Silva

 

Construtor
J. Camilo Project
Área
600.0 m2

 

Ano do projeto
2017

 

Fotografia
João Morgado

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.