Boutique Hotel Apolonia

Localizada no centro da cidade de Cabinda, a encomenda para Boutique Hotel Apolonia procura dar resposta a uma maior demanda pela oferta hoteleira nesta região de Angola. Trata-se de aproveitar uma estrutura em tosco pré-existente com 6 pisos acima do solo,  composta por dois pisos em betão e os demais em estrutura metálica destinada a escritórios, convertendo-a em uma pequena unidade hoteleira.

A estrutura existente, com uma implantação a rondar os 600 m2,  permite criar uma estrutura hoteleira de pequena escala de 29 quartos, composta por 23 suites e 6 master suites com apoio de um restaurante aberto também à cidade.

Partindo de alguma reminiscência do modernismo tropical ainda existente na cidade de Cabinda, o conceito surgiu da criação de uma “pele” quadriculada no entorno do corpo central permitindo criar toda uma rede de espaços exteriores que complementarão os quartos do hotel. Esta estrutura exterior, ajudará na ventilação e no controlo de temperatura interior criando sombra no vão do quarto.  A nivel dos acessos ao hotel e ao seu programa complementar, a estrutura da “pele”  desmaterializa-se ao tocar no solo, formando dois vãos de entrada, um de acesso ao hotel e outro de acesso ao  restaurante de apoio ao hotel,  criando igualmente  espaços de natureza de harmonização com  a abundante vegetação natural existente na envolvente.

Materialmente, a oferta de recursos de Cabinda é pouco diversificada, sendo esta uma região isolada geograficamente e dependente em relação à capital. Este dois factores tornam a importação de materiais mais cara.  Assim, procurou-se dar resposta à encomenda recorrendo a uma solução construtiva simples complementando com uma pormenorização exaustiva e rigor no detalhe.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Boutique Hotel Apolonia

Dono de Obra
Grupo Apolonia

Localização
Rua de Macau, Cabinda, Angola

Arquitectura
PPCoA

Arquitetos Responsáveis
Pedro Pinto Correia

Colaboradores
Suzete Franco & Filipe Cavinja

Instalações Especiais
Tecproeng

Construção
Casais_Angola

Fiscalização
Progest

Área
3200 m2

Ano Projeto
2022

Ano Obra
Em curso

PDFS





Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE