Brisa – Áreas de Serviço A1 Mealhada

O projeto refere-se à remodelação integral do interior de 2 edifícios existentes, que integram as áreas de serviço da Mealhada, na autoestrada A1 que liga as cidades do Porto e Lisboa. 

Os edifícios estão localizados em frente um ao outro, nos dois sentidos da autoestrada.

Apesar dos edifícios serem morfologicamente diferentes, pretendia-se que no interior, fossem praticamente iguais em termos de ocupação e de conceito arquitetónico. Aqui estava o desafio. 

A zona geográfica das áreas de Serviço da Mealhada, tem características gastronómicas muito enraizadas, sendo esta a razão de dotar estes espaços com condições especiais de utilização, como por exemplo, um bom restaurante em que as pessoas se sintam confortáveis e optem por não sair da autoestrada para tomar uma refeição. 

O programa ocupacional era muito completo. Além do restaurante, deveríamos prever também um self service, um espaço de work station, self catering, uma área infantil, esplanada e toda uma área de serviço de apoio, que integrava a cozinha, armazéns, balneários e câmaras frigoríficas. 

Uma particularidade que se implantou neste projeto, foi a criação de casas de banho “no touch”. Sem porta de acesso, mas com baias que impediam a visualização para o interior e lavatórios com dispensador de sabão, água e secador. Tudo sem tocar em objeto ou superfície nenhuma. 

A distinção das diferentes zonas no interior dos edifícios, reflete-se também ao nível dos acabamentos. Na sala, os tetos formam pirâmides em madeira, no átrio de entrada foram colocados no teto, rails de proteção da autoestrada assim como, os biombos que separam as zonas permitem alguma transparência entre espaços garantindo a privacidade desejada.

Os materiais selecionados foram escolhidos minuciosamente de forma a garantir a sua durabilidade no tempo e também uma fácil manutenção. 

Ao nível do exterior, mantendo dentro do possível, a construção existente, tornámos as janelas mais amplas, dotando o espaço interior mais iluminado e alteraram-se revestimentos exteriores com materiais mais contemporâneos, como por exemplo o aço corten nas rampas de acesso ao edifício.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Brisa – Áreas de Serviço A1 Mealhada

Arquitetura
GSS arquitectos 🔗

Arquitetos responsáveis
Gonçalo Salazar de Sousa, Tiago Lomelino

Instalações Técnicas
Prom&e , Lda. 

Estrutura
PPE Planeamento e Projetos de Engenharia, Lda. 

Empreiteiros
Tetris e Empribuild  

Caixilharias: Navarra 
Paredes Exteriores: Timbertech
Pavimentos: Margrês, Fenparkett Wood
Paredes: Aleluia Cerâmicas; Jular, Fenix NTM, Cinca
Tetos: Knauf
Loiças sanitárias:  Sanitana, Duravit
Torneiras: DMP ; OFA
Ferragens: JNF

Fotografias
João Guimarães

Área bruta construída
2000m2

Ano de conclusão do projeto
2020

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?