Same Architects Arquiteto

Butterfly House

Butterfly House – Face á forte presença da paisagem natural que envolve o local, tornava-se imperativo desenvolver uma proposta que abraçasse essa mancha verde e que ao mesmo tempo se destacasse pela sua singularidade volumétrica.

Por conseguinte, optou-se por uma solução imponente para maximizar as vistas para a envolvente e conseguir, ao mesmo, a melhor orientação / exposição solar.

A principal vantagem do local é a sua solidão face à inexistência de outras construções. Com uma vista desafogada, a sua localização no topo do vale permite obter vistas panorâmicas. Assim, tal como uma borboleta, a construção abre as suas asas para a paisagem, com movimentos livres e sensuais. Movimentos sinuosos dão lugar a uma fachada dinâmica e autêntica.

Desenvolvido em dois níveis, o programa foi distribuído de forma descendente – imposição derivada das condicionantes topográficas do terreno em questão.

No nível superior dois volumes principais projetam-se para a falésia, enfatizando o sentimento de vertigem – cria-se um todo dramático e ousado.

O acesso é efetuado pelo piso superior, no qual estão localizados os espaços de dormir (zona privada) – dois quartos de solteiro e uma suíte – e os espaços sociais no piso inferior, segundo o conceito de open space – cozinha, sala de estar e jantar –  nos quais a relação com a natureza é privilegiada através de generosos vãos envidraçados.

O interior caracterizado pela fluidez sinuosa dos espaços, obriga a um desenho detalhado dos seus espaços e mobiliário costumizado.

Tendo em conta a especificidade volumétrica da proposta, a escolha dos materiais a aplicar tem como objetivo enfatizar a silhueta curva da moradia.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Butterfly House

 

Função

Residência Unifamiliar

 

Localização

Braga, Portugal

 

Arquiteto

Same Architects

 

Team Design

Paulo Santos, Ana Mendonça

 

Ano

2018

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE